Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Cozinha Verde

A Cozinha Verde, da autoria de Filipa Range, tem como principal missão inspirar os portugueses a adotar hábitos alimentares mais saudáveis, ecológicos e compassivos, através da cozinha vegan.

Seg | 19.03.18

Um Bolo de Ananás especial

IMG_1537.JPG

 

A semana passada lembrei-me que nunca tinha feito um bolo de ananás vegan. Quem me conhece sabe que sou uma verdadeira gulosa, e os bolos (e sobremesas no geral) são das coisas que mais gosto de fazer na cozinha! Como o Dia do Pai se aproximava, decidi que ia fazê-lo para mimar o homem cá de casa, que adora bolinhos. Sim, porque estes dias "festivos" são sempre excelentes desculpas para ligar o forno, não acham? :)

E aqui estou eu hoje, já com o receita mais do que aprovada, para partilhar com vocês esta delícia! 

 

IMG_1459.JPG

 

E se à primeira vista este bolo vos possa ter parecido demasiado unhealthy, tenho boas notícias... não encontram aqui açúcares refinados nem margarinas! E é vegan claro, assim como todas as receitas que encontram no meu blog, pelo que não leva ovos nem laticínios. 

 

Por isso, se procuram um bolo húmido, cremoso, com textura e muito guloso, tomem nota desta receita e corram para a cozinha! 

 

20180319_175517.jpg

 

Receita - Bolo de Ananás:

Tempo de preparação: 15 minutos

Tempo de cozedura: 30 minutos

Tempo total: 45 minutos

Serve 8 a 10 fatias

 

Ingredientes

 

Para o topo do Bolo:

Óleo de coco q.b. (para untar a forma)

Açúcar de coco q.b. (para polvilhar a forma)

1/2 ananás pequeno e maduro, cortado em rodelas

 

Para o Bolo:

2 chávenas de farinha de espelta

1/2 chávena de açúcar de coco

1/2 colher de chá de baunilha moída

1 colher de chá de fermento em pó

1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio

1 pitada de sal marinho 

1 chávena de sumo de ananás (ananás triturado no liquidificador com um pouco de água)

1/2 chávena de leite de coco

1/4 chávena de óleo de coco virgem, derretido (ou azeite extra-virgem, em alternativa)

 

IMG_1508.JPG

 

Preparação:

Pré-aqueça o forno a 180º. Unte uma forma com óleo de coco e polvilhe o fundo com açúcar de coco. Disponha o ananás, cortado em rodelas, no fundo da forma. Reserve.

 

Peneire a farinha de espelta, o açúcar de coco, o fermento, o bicarbonato, a baunilha e o sal (ingredientes secos) para uma taça e misture.

 

Numa outra taça, combine, com uma vara de arames, o sumo de ananás, o leite de coco e o óleo de coco derretido (ou o azeite, em alternativa). Adicione esta mistura aos ingredientes secos e envolva suavemente, com uma vara de arames (com cuidado para não mexer a massa em demasia). Verta para a forma e leva ao forno durante 30 minutos, ou até um palito sair limpo. 

 

Deixe arrefecer 10 minutos e desenforme o bolo, com cuidado, para um prato largo.

 

Sirva com mirtilos frescos e lascas de coco.

 

IMG_1544.JPG

 

Nota 1: Para esta receita, utilizei o açúcar de coco da Iswari. Podem comprar aqui com 10% de desconto, se utilizarem o código CVERDE

 

Nota 2: Para esta receita, utilizei o óleo de coco e o leite de coco da Origens Bio. Podem comprar ambos aqui com 10% de desconto, se utilizarem o código cozinhaverde