Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Cozinha Verde

A Cozinha Verde, da autoria de Filipa Range, tem como principal missão inspirar os portugueses a adotar hábitos alimentares mais saudáveis, ecológicos e compassivos, através da cozinha vegan.

Qua | 14.03.18

Três produtos Vegan e Naturais para a higiene do bebé (e do adulto)

20180314_134848.jpg

Hoje trago ao blog um tema que já quero abordar há algum tempo. Desde que o Loureço nasceu, recebo muitas mensagens de mamãs e futuras mamãs a perguntar quais os produtos de higiene pessoal que uso com o meu bebé. Quem me acompanha nas redes sociais, sabe que sigo um estilo de vida vegan (quem chegou agora ao blog, pode ler a minha história aqui) e não é só da alimentação que excluo os animais. No que diz respeito à cosmética, existem muitas marcas no mercado direccionadas para o público infantil, mas nem todas cumprem os meus critérios de exigência. Infelizmente, a indústria da cosmética utiliza com frequência ingredientes de origem animal na composição dos seus produtos. Apesar de a União Europeia ter proíbido os testes com animais em cosméticos, a lista das marcas que o faz é ainda bastante extensa, pois esta lei só se aplica aos produtos produzidos dentro da U.E., deixando de fora países como a China, onde os testes com animais são ainda uma (triste) realidade.

 

Mas o meu critério de escolha tem apenas em conta se o produto é vegan, ou seja, sem ingredientes de origem animal e não testado em animais?

 

A resposta é não. Existem outras questões a que dou muita importância na hora de adquirir este tipo de produtos, como o seu impacto na nossa saúde e no meio-ambiente.

Começo por esclarecer que um produto vegan não é saudável per se. Este "rótulo" diz-nos apenas que o produto é isento de origem animal e não testado em animais. Para além de cumprir com o ponto acima mencionado, as minhas preferências recaiam também sobre produtos o mais naturais possíveis, sem químicos e ingredientes nocivos, e preferencialmente biológicos. 

Da mesma forma que o consumo de determinados alimentos prejudica a nossa saúde, os parabenos, ftalatos, metais pesados, perfumes sintéticos e outros químicos utilizados neste tipo de produtos podem ser muito nocivos para a nossa pele (e saúde). Não nos podemos esquecer que a pele é o nosso maior órgão e absorve uma elevada percentagem de tudo o que escolhemos usar no rosto, no corpo ou no cabelo. Desta forma, é importante alimentar a nossa pele com cosméticos mais saudáveis, à semelhança do que fazemos com a nossa alimentação. 

Adicionalmente, procuro optar por produtos amigos do ambiente, isto é, que possuem o princípio de não gerar grandes alterações no equilíbrio do ecossistema: elaborados a partir de materiais reciclados, reutilizáveis ou sem embalagem (a granel).

 

 E onde encontrar produtos vegan, naturais e ecológicos?

 

De seguida, enumero os três essenciais de higiene que utilizo com o meu filho, desde que nasceu, e que são também indicados para nós, adultos adeptos de um estilo de vida saudável, ecológico e minimalista.

 

IMG_1311.JPG

 

1. Esponja Konjac 

A raíz do Konjac ou Konnyaku é uma planta medicinal asiática e uma fonte alimentar com 97% de água, rica em minerais, fibras e com poucas calorias. Naturalmente alcalina, tem um pH neutro, o que deixa a pele em pleno equilibrio.

A esponja konjac é obtida a partir da planta e é isenta de quaisquer químicos, corantes, aditivos ou ingredientes causadores de irritações cutâneas. É 100% biodegradável e vegan. A fibra da planta, muito rica e hidratante, é misturada à mão nas esponjas com água natural filtrada por pedra vulcânica.

Utilizo esta esponja no banho do Lourenço desde que nasceu, tendo o cuidado de a substituir de 2 em 2 ou 3 em 3 meses, pois vai-se gastando com as utilizações. Podem ler aqui como a usar e quais os cuidados a ter na sua conservação. No meu caso, utilizo-a sem qualquer produto adicionado à esponja. A esponja produz um efeito esfoliante, ajudando a remover as células mortas sem agredir a camada de células jovens que se encontram por baixo, é hidratante e não é agressiva para os bebés. São uma ótima alternativa às esponjas sintéticas e desempenham um papel importante no cuidado diário da nossa pele, independentemente da idade. 

Encontram à venda em lojas e supermercados de produtos biológicos. Em Lisboa, já comprei no Amor Bio e na Biocoop. Online, encontram por exemplo na Rebento.

 

 

2. Óleo de coco virgem, 100% vegetal

É verdade, o mesmo óleo de coco que têm utilizado para cozinhar, também pode ser usado nos cuidados da pele e do cabelo!

O óleo de coco virgem fornece uma hidratação profunda na pele que tende a melhorar com o uso contínuo. Ajuda também a fortalecer os tecidos e a remover o excesso de células mortas da superfície da pele. Já há alguns anos que o utilizo como cosmético multi-usos: desmaquilhante, hidratante de rosto, corpo ou lábios, máscara ou esfoliante facial, hidratante para cabelo.

Quando estava grávida do Lourenço, tinha a certeza que este produto iria fazer parte do dia-a-dia do pequeno. Não me enganei. Desde que nasceu que o tenho usado como hidratante, após o banho. Aqueço um pouco nas mãos e aplico diretamente na pele, massajando com cuidado. Não sinto a necessidade de utilizar todos os dias e a pele dele está hidratada e suave. Claro que a alimentação também ajuda, mas este óleo tem-se mostrado muito eficaz. Não uso quaisquer outros produtos na pele do Lourenço e nunca apresentou reações alérgicas ou vermelhidões. Quando era recém nascido, apliquei também na crosta láctea com frequência, até desaparecer.

No entanto, devemos garantir que o óleo que estamos a usar é 100% vegetal e virgem (extraído a frio). De preferência, optar por frascos de vidro, pois além de mais ecológicos, o plástico pode contaminar o óleo com substâncias tóxicas.

Além de manter a hidratação, este óleo atua também na melhoria da elasticidade cutânea.

Encontram à venda em lojas de produtos biológicos e hipermercados. Há já bastante tempo que estou a usar da marca Origens Bio. Encontram na maioria dos supermercados/hipermercados. Podem também comprar online aqui, com 10% de desconto, se usarem o código cozinhaverde no campo código promocional que é exibido aquando da realização da encomenda.

 

3. Sabonete mágico

O último produto que quero partilhar com vocês é na verdade de uma marca específica, pois é a única que conheço com o mesmo conceito. Poderão no entanto existir outros produtos com as mesmas características, que eu desconheça (se conhecerem, partilhem comigo na caixa de comentários).

Trata-se de um sabonete líquido superconcentrado, natural, biológico, vegan e multi-usos, pois pode ser utilizado para 18 finalidades diferentes

Na sua composição, este sabonete mágico contem: água, óleo biológico de côco, azeite biológico, óleo biológico de sementes de cânhamo, óleo biológico de sementes de jojoba, ácido cítrico, vitamina E, óleos essenciais.

Estes sabonetes limpam e amaciam eficazmente e não são agressivos para a pele. São biodegradáveis, de origem vegetal, contêm óleos biológicos certificados e de comércio justo, não contêm agentes espumantes, espessantes ou preservativos sintéticos. As embalagens são 100% recicladas.

Adiciono apenas umas gotas (é muito concentrado!) na água do banho do Lourenço e adoro! Funciona como gel de limpeza e como shampoo, deixando a pele macia e hidratada. A combinação deste sabonete com a esponja konjac e o óleo de coco pós-banho resulta num bebé sempre cheiroso e com uma pele muito saudável! :)

Cá por casa, estas gotinhas mágicas já tiveram mil utilizações diferentes (até para lavar a loiça), e eu adoro usar como gel de banho (aplico também umas gotinhas diretamente na pele). 

Vejam aqui os pontos de venda da Dr Bronner's na vossa cidade!

 

Agora que chegaram ao fim, quero perguntar-vos: quais os produtos de higiene que partilham com os vossos bebés? :)

 

Nota: Para além dos três essenciais referidos neste post, utilizo também o soro fisiológico para a limpeza dos olhos e nariz e compressas de tecido não tecido embebidas em água para a troca das fraldas. Não mencionei acima porque quis referenciar apenas os produtos de higiene comuns a ambos, adultos e bebés. :)

 

IMG_1368.JPG

IMG_1317.JPG

6 comentários

Comentar post