Tofu marinho com crosta de broa de milho
Há um par de semanas estivemos a trabalhar num projeto muito especial (a seu tempo irei divulgar, mas por enquanto está no segredo dos deuses) e tivemos de confeccionar e fotografar esta pequena maravilha que encontram nas imagens acima. Trata-se de um singelo Tofu marinho com crosta de broa de milho, uma adaptação da famosa receita tradicional portuguesa, o bacalhau com broa.
Encontram uma receita de Tofu com broa no livro "A Cozinha Verde", igualmente deliciosa, mas ligeiramente diferente desta que hoje vos apresento.
Esta receita é leve, simples de confeccionar e muito, muito saborosa.
Embora não consuma tofu todos os dias (média 1 vez em cada 2 semanas), gosto muito de confeccionar (e comer, ahah) pratos com este ingrediente. Quando bem confeccionado, o tofu é uma excelente opção na cozinha vegan e permite-nos criar receitas muito interessantes. Não tendo um sabor proeminente, adquire os sabores que nós quisermos, através do uso das especiarias, das ervas aromáticas, dos vegetais. O truque está essencialmente em fazer uma boa marinada e em escolher uma boa marca de tofu (biológica). Há marcas simplesmente más, e se tivermos o azar de ter as primeiras experiências com este alimento com uma delas, vamos certamente achar que o tofu é horrível. Aconteceu-me precisamente isto quando adotei uma alimentação vegan. As minhas primeiras experiências com o tofu - que aconteceram em restaurantes - foram simplesmente desastrosas. Pratos com nacos de tofu gigantes e sem qualquer sabor. Fiquei um ano sem voltar a tocar em tofu. Até que decidi dar-lhe uma segunda oportunidade, e comecei a experimentar receitas em casa. E assim entrou o tofu na minha vida.
Não me canso de dizer que o tofu é apenas mais uma opção na alimentação vegan. Não é de todo a base da nossa alimentação nem precisa de fazer parte da maioria das refeições. Existem um sem número de alimentos diferentes e naturais (i.e. não processados) que servem para substituir a proteína nas refeições 100% vegetais (podem ler mais sobre este assunto aqui). Mas a verdade é que esta é uma opção muito prática e que permite criar pratos muito variados e criativos. Para além disso, é um alimento fácil de digerir e muito completo do ponto de vista nutricional.
Por isso, se fazem parte do grupo que diz não gostar de tofu e se se identificarem com a minha história, experimentem esta receita. Poderão surpreender-se e mudar a vossa opinião.
Tofu marinho com crosta de broa de milho
Serve 2 a 4 pessoas
Tempo de preparação + confeção: 30 + 30 minutos
Ingredientes
Tofu marinho
500gr de tofu
2 dentes de alho esmagados
Sumo de 1 limão
2 colheres de sopa de algas secas e picadas (qualquer variedade)
2 folhas de louro
1 colher de sopa de molho de soja
Água q.b.
1 colher de sopa de azeite-extra virgem
Cebola caramelizada
2 cebolas grandes, fatiadas em meias-luas
1 colher de chá de açúcar mascavado
2 colheres de chá de vinagre balsâmico
1 colher de sopa de azeite extra virgem
Sal marinho e pimenta-preta, a gosto
Crosta de broa de milho
½ broa de milho
1 mão cheia de coentros frescos
Preparação
- Comece por marinar o tofu, dispondo as fatias num recipiente largo. Adicione o sumo de limão, o molho de soja, as algas, o louro e o alho. Cubra com água e deixe repousar por aproximadamente 30 minutos, enquanto prepara os restantes ingredientes da receita.
- No processador de alimentos, triture a broa de milho com os coentros frescos. Transfira para um pirex e leve ao forno, a 180º, até dourar (aproximadamente 10 minutos). Reserve.
- Numa frigideira larga, salteie a cebola no azeite até esta se apresentar translúcida. Tempere com sal marinho e pimenta-preta a gosto. Adicione o açúcar mascavado e o vinagre balsâmico e deixe caramelizar em lume brando, mexendo frequentemente para não queimar. Este processo deverá demorar aproximadamente 10 minutos. Reserve.
- Numa frigideira com um fio de azeite, frite as fatias de tofu, previamente marinadas, cerca de meio minuto de cada lado, até dourar. Transfira para um pirex e leve ao forno, a 180º, por 10 minutos.
- Para a montagem, corte cada fatia de tofu em 4 partes iguais e disponha-as na base do prato. Adicione uma porção de cebola caramelizada, seguida de uma porção de crosta de broa de milho.
Nota
- Esta receita foi inspirada num prato típico da gastronomia portuguesa que tem como ingrediente principal o bacalhau. Com esta adaptação vegan, pretendo mostrar que é possível recriar receitas mais tradicionais, sem abdicar do sabor.