Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Cozinha Verde

A Cozinha Verde, da autoria de Filipa Range, tem como principal missão inspirar os portugueses a adotar hábitos alimentares mais saudáveis, ecológicos e compassivos, através da cozinha vegan.

Qui | 12.07.18

Tofu marinho com crosta de broa de milho

IMG_3021.JPG

IMG_3029 (1).JPG

 

Há um par de semanas estivemos a trabalhar num projeto muito especial (a seu tempo irei divulgar, mas por enquanto está no segredo dos deuses) e tivemos de confeccionar e fotografar esta pequena maravilha que encontram nas imagens acima. Trata-se de um singelo Tofu marinho com crosta de broa de milho, uma adaptação da famosa receita tradicional portuguesa, o bacalhau com broa. 

 

Encontram uma receita de Tofu com broa no livro "A Cozinha Verde", igualmente deliciosa, mas ligeiramente diferente desta que hoje vos apresento.

Esta receita é leve, simples de confeccionar e muito, muito saborosa. 

Embora não consuma tofu todos os dias (média 1 vez em cada 2 semanas), gosto muito de confeccionar (e comer, ahah) pratos com este ingrediente. Quando bem confeccionado, o tofu é uma excelente opção na cozinha vegan e permite-nos criar receitas muito interessantes. Não tendo um sabor proeminente, adquire os sabores que nós quisermos, através do uso das especiarias, das ervas aromáticas, dos vegetais. O truque está essencialmente em fazer uma boa marinada e em escolher uma boa marca de tofu (biológica). Há marcas simplesmente más, e se tivermos o azar de ter as primeiras experiências com este alimento com uma delas, vamos certamente achar que o tofu é horrível. Aconteceu-me precisamente isto quando adotei uma alimentação vegan. As minhas primeiras experiências com o tofu - que aconteceram em restaurantes - foram simplesmente desastrosas. Pratos com nacos de tofu gigantes e sem qualquer sabor. Fiquei um ano sem voltar a tocar em tofu. Até que decidi dar-lhe uma segunda oportunidade, e comecei a experimentar receitas em casa. E assim entrou o tofu na minha vida. 

 

Não me canso de dizer que o tofu é apenas mais uma opção na alimentação vegan. Não é de todo a base da nossa alimentação nem precisa de fazer parte da maioria das refeições. Existem um sem número de alimentos diferentes e naturais (i.e. não processados) que servem para substituir a proteína nas refeições 100% vegetais (podem ler mais sobre este assunto aqui). Mas a verdade é que esta é uma opção muito prática e que permite criar pratos muito variados e criativos. Para além disso, é um alimento fácil de digerir e muito completo do ponto de vista nutricional.

 

Por isso, se fazem parte do grupo que diz não gostar de tofu e se se identificarem com a minha história, experimentem esta receita. Poderão surpreender-se e mudar a vossa opinião.

IMG_3032.JPG

 

Tofu marinho com crosta de broa de milho 

Serve 2 a 4 pessoas

Tempo de preparação + confeção: 30 + 30 minutos

 

Ingredientes

Tofu marinho

500gr de tofu

2 dentes de alho esmagados

Sumo de 1 limão

2 colheres de sopa de algas

2 folhas de louro

1 colher de sopa de molho de soja

Água q.b.

1 colher de sopa de azeite-extra virgem

 

Cebola caramelizada

2 cebolas grandes, fatiadas em meias-luas

1 colher de chá de açúcar mascavado

2 colheres de chá de vinagre balsâmico

1 colher de sopa de azeite extra virgem

Sal marinho e pimenta-preta, a gosto

 

Crosta de broa de milho

½ broa de milho

1 mão cheia de coentros frescos

 

 

Preparação

  1. Comece por marinar o tofu, dispondo as fatias num recipiente largo. Adicione o sumo de limão, o molho de soja, o louro e o alho. Cubra com água e deixe repousar por aproximadamente 30 minutos, enquanto prepara os restantes ingredientes da receita.
  2. No processador de alimentos, triture a broa de milho com os coentros frescos. Transfira para um pirex e leve ao forno, a 180º, até dourar (aproximadamente 10 minutos). Reserve.
  3. Numa frigideira larga, salteie a cebola no azeite até esta se apresentar translúcida. Tempere com sal marinho e pimenta-preta a gosto. Adicione o açúcar mascavado e o vinagre balsâmico e deixe caramelizar em lume brando, mexendo frequentemente para não queimar. Este processo deverá demorar aproximadamente 10 minutos. Reserve.
  4. Numa frigideira com um fio de azeite, frite as fatias de tofu, previamente marinadas, cerca de meio minuto de cada lado, até dourar. Transfira para um pirex e leve ao forno, a 180º, por 10 minutos.
  5. Para a montagem, corte cada fatia de tofu em 4 partes iguais e disponha-as na base do prato. Adicione uma porção de cebola caramelizada, seguida de uma porção de crosta de broa de milho.

 

Nota

  1. Esta receita foi inspirada num prato típico da gastronomia portuguesa que tem como ingrediente principal o bacalhau. Com esta adaptação vegan, pretendo mostrar que é possível recriar receitas mais tradicionais, sem abdicar do sabor.