Tofu e alho francês à Brás
No último sábado realizamos a 2ª edição em Lisboa do Workshop hands-on Cozinha Vegan Descomplicada, uma aula prática de cozinha onde os participantes confeccionam em grupo receitas 100% vegetais, saudáveis e descomplicadas com a nossa orientação. A 3ª edição está marcada para 27 de Abril e já temos poucas vagas disponíveis. Se querem aprender mais sobre cozinha vegan num ambiente descontraído onde todos são convidados a "pôr as mãos na massa", enviem-nos um e-mail ou mensagem para receberem todas as informações.
Hoje trago-vos uma das receitas que ensinamos neste último workshop, e que faz parte do livro "A Cozinha Verde".
Se a recriarem em vossa casa, partilhem comigo o resultado! :)
Tofu e alho francês à Brás
Esta é daquelas receitas perfeitas para convencer não-vegetarianos a explorar a cozinha vegan. Já a servimos em inúmeros eventos e o sucesso é sempre garantido. O truque passa por apostar nos condimentos e aromáticas, que vão conferir um sabor irrestível ao prato. A escolha do tofu é também muito importante. Optem por um tofu firme fresco (refrigerado) e biológico. O sabor e consistência do tofu pode variar bastante de marca para marca e ditar o sucesso (ou insucesso) do vosso prato. Se quiserem saber quais as marcas que aconselho ou tiverem algumas dúvidas, deixem nos comentários.
Apesar da base desta receita ser o tofu e o alho francês, podem utilizar outros vegetais, tais como a cenoura, a pastinaca ou a couve (branca, roxa, etc). Só têm de cortar finamente os vegetais (podem utilizar uma mandolina ou robot de cozinha para esse efeito) e substituir ou acrescentar na vossa base.
Como costumo dizer nos workshops d'A Cozinha Verde, dou sempre preferência a receitas abertas, i.e. receitas em que vocês possam mexer e dar o vosso toque pessoal, substituindo ou acrescentando ingredientes. A partir do momento em que percebemos a base de uma receita, será muito fácil adaptá-la ao nosso gosto e criar versões diferentes, e é muito isto que tento passar quando estou com vocês pessoalmente. Por isso, sintam-se à vontade para seguir a receita "à risca" ou arriscar numa versão completamente diferente. It's your call. Seja como for, tenho a certeza de que o resultado será surpreendentemente delicioso.
Receita - Tofu e alho francês à Brás
Serve 4 pessoas
Tempo total: 50 minutos
Ingredientes
Brás
400gr de tofu firme biológico
1 alho francês grande, cortado em tiras finas
1 cebola grande, cortada em finas meias luas
1 molho grande de salsa fresca, picada
Curcuma moída q.b.
Pimenta-preta q.b.
Alho em pó q.b.
Sal marinho integral q.b.
250gr de batatas, cortadas em palitos
Para guarnecer: Azeitonas pretas q.b.
Creme
100gr de tofu firme biológico
1 colher de sopa de levedura nutricional
1 dente de alho descascado
Curcuma moída q.b.
Pimenta-preta q.b.
Um fio de azeite extra virgem
1/2 chávena (120ml) de natas vegetais
Preparação
Comece por assar as batatas. Descasque as batatas e corte-as em palitos finos. Disponha as batatas num tabuleiro forrado com papel vegetal (não as sobreponha para que fiquem mais estaladiças). Regue com um fio de azeite e leve ao forno pré-aquecido a 200º por 15 a 20 minutos até estarem douradinhas (deve virar a meio do tempo). Reserve.
Num processador, coloque as 100gr de tofu, a levedura nutricional, o alho, a pimenta, a curcuma, o azeite as natas vegetais. Triture até obter um creme homogéneo. Reserve.
Numa tigela, com a ajuda de um garfo, esmague as 400gr de tofu e reserve.
Numa frigideira larga, salteie a cebola num fio de azeite. Quando a cebola estiver translúcida acrescente o alho francês. Salteie mais um pouco. De seguida acrescente o tofu e tempere com sal, pimenta, curcuma e alho. Deixe apurar. Incorpore as batatas assadas e o creme de tofu e cozinhe em lume brando por uns minutos. Se necessário, acrescente mais natas até obter a consistência desejada. No final, adicione a salsa fresca e desligue o lume.
Transfira para uma travessa e finalize com as azeitonas pretas.
Espero que gostem desta receita! Se a fizerem ou recriarem, enviem-nos as vossas fotografias. Vamos seleccionar algumas para partilhar nas redes sociais d'A Cozinha Verde!
*Fotografias por Mário Cerdeira para o livro A Cozinha Verde