Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Cozinha Verde

A Cozinha Verde, da autoria de Filipa Range, tem como principal missão inspirar para a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis e sustentáveis, através da cozinha vegan.

Dom | 21.06.20

Sobre mim

IMG_20190220_123950_316.jpg

 

O dia em que me tornei vegan

 

Tomei a decisão de adotar este estilo de vida em 2013, depois de ver o documentário Earthlings. Até esse dia, pouco sabia sobre esta ideologia de vida.

 

Este documentário aborda de forma crua e muito gráfica (nem todos conseguem ver até o fim) a temática da exploração animal. Para além da questão animal, aborda também aspetos essenciais como a saúde e o impacto no meio ambiente.

 

Até àquela data, nunca tinha parado para pensar no impacto que as minhas escolhas alimentares e de lifestyle tinham na vida de outros seres vivos, e de que forma isso afetava a minha saúde e o planeta.

 

Decidi tornar-me vegan e de um dia para o outro comecei a fazer uma alimentação 100% vegetal. Deixei de comprar roupas e calçado feito com peles de animais, preferindo os tecidos mais naturais e orgânicos, provenientes de comércio justo. Os produtos de cosmética e limpeza da casa passaram também a ter escrito no rótulo not tested on animals e ganhei preferência por opções mais amigas do ambiente.

O que começara com uma motivação ética, rapidamente se tornou num estilo de vida saudável que melhorou significativamente a minha vida.

 

Ler aqui "Três motivos para adotar uma alimentação vegan"

 

 

A minha alimentação

bolinhos

 

A alimentação vegan (ou estritamente vegetariana) exclui todos os alimentos de origem animal do prato. Refiro-me ao peixe, à carne, aos laticínios, aos ovos e ao mel.

 

Os benefícios desta alimentação (se for bem planeada) resultam essencialmente da ingestão nula de proteínas de origem animal, e o colesterol e gordura associados, bem como da ingestão superior de vitaminas, hidratos de carbono complexos, fibras, magnésio, ácido fólico, carotenóides e outros fitoquímicos importantes presentes nos alimentos de origem vegetal.

 

No entanto, importa referir que a adoção de uma alimentação vegetal não significa, por si só, ser mais saudável. Um vegan pode fazer uma alimentação 100% vegetal desequilibrada e deficitária em nutrientes, com uso excessivo de alimentos processados e ricos em gorduras, sal e açúcares refinados (ex: fritos, refrigerantes, refeições ultracongeladas). Os benefícios associados à alimentação vegan ou vegetariana têm em consideração um individuo que faça uma alimentação equilibrada e variada, rica em frutas, hortícolas, leguminosas, algas, oleaginosas e cereais integrais.

 

Aproximadamente 80% da minha ingestão calórica diária é feita através destes alimentos. Dou preferência a produtos frescos e da época, locais e biológicos. Na restante percentagem incluo alguns alimentos processados como as bebidas, queijos e iogurtes vegetais, tofu ou seitan.

 

Dou muita atenção aos rótulos dos produtos processados e tento que estes sejam sempre o menos prejudiciais possível. Consigo todos os nutrientes necessários através da alimentação, à exceção da vitamina B12 e vitamina D que suplemento. 

 

Ler mais alimentação e estilo de vida vegan no livro "A Cozinha Verde".

 

IMG_9493.JPG

 

 

Mudar de vida

 

Licenciei-me em Gestão de Empresas em 2008 e comecei a trabalhar na KPMG como auditora financeira. Trabalhei nesta área cinco anos, mas recordo que nos últimos dois já tinha chegado à conclusão de que aquele trabalho não me satisfazia nem estava alinhado com os meus ideais. No entanto, não sabia que rumo seguir. Desde muito cedo sonhava em ter o meu próprio negócio. Mas o medo do desconhecido bloqueava o meu desejo de sonhar mais alto. No pico da minha insatisfação profissional, decidi investir numa pós graduação em Gestão Hoteleira, uma área que me apaixonava desde muito nova.

Esta foi também uma fase da minha vida de muita introspeção e trabalho pessoal, na procura pelo meu propósito de vida. 

Em 2013, com a descoberta do veganismo, descobri também uma nova paixão: a alimentação. Alguns meses depois, tomei uma decisão que implicou uma mudança significativa na minha vida. Despedi-me para me dedicar exclusivamente a criar este projeto, com o objetivo de inspirar outras pessoas para um estilo de vida mais saudável, sustentável e sem crueldade.

Comecei com o blog, a partilhar receitas e dicas relacionadas com este estilo de vida. Um ano depois surgiram os primeiros workshops e eventos, depois as entregas ao domicílio e os serviços de catering. Publiquei dois livros: "A Cozinha Verde" em 2018, que alcançou o 3º lugar nos Gourmand World Cookbook Awards 2019 e "Desafio vegan em 15 dias"  em 2019. 

 

 

Ⓒ2014 artur / by-artur.com Sara Castro Make Up

 

13 comentários

Comentar post