Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Cozinha Verde

A Cozinha Verde, da autoria de Filipa Range, tem como principal missão inspirar para a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis e sustentáveis, através da cozinha vegan.

Qua | 09.05.18

Roteiro vegan no Porto - Parte I: Veggie Fest

IMG_2248.JPG

 

Nos últimos dias andei pelo Porto e quero mostrar-vos um bocadinho do que andei por lá a fazer. Este primeiro post é dedicado ao motivo principal desta viagem: o Veggie Fest!

No dia 5 de Maio (sábado) estive no Veggie Fest com um showcooking de receitas do livro "A Cozinha Verde". Foi com muita alegria que encontrei o Shopping Cidade do Porto, local onde decorreu o evento, cheio de curiosos e entusiastas de um estilo de vida vegetariano! 

 

Conforme se pode ler no site oficial do evento:

"É um festival vegetariano, ou seja, centrado na alimentação vegetariana (concretamente, alimentação sem carne, sem peixe e sem marisco) e que pretende, em primeira instância, dar a conhecer novas opções gastronómicas, desde opções saudáveis e biológicas, ao fast food. Serão dadas a conhecer novas receitas, desde a degustação, ao saber fazer.

Em segunda instância, pretende também dar a conhecer um pouco do estilo de vida e motivações, numa altura em que a obrigatoriedade de um prato vegetariano é uma premissa em determinados locais, nomeadamente nas escolas. Isto tudo, num ambiente animado e festivo, num modelo semelhante ao que já se faz, por exemplo, nos EUA, ou Inglaterra." 

 

20180505_130514.jpg

IMG_2216.JPG

31934899_510038992727336_1494598208976846848_n.jpg

 

Quero aproveitar para agradecer à organização pelo convite, adorei fazer parte deste grande evento! Embora só tenha tido oportunidade de estar por lá no primeiro dia do festival, ainda houve tempo para rever pessoas que tanto admiro, conhecer outras mais e trazer para casa um saco cheio de coisas boas e vegan!

Fico de coração cheio ao ver a enorme afluência a eventos relacionados com o vegetarianismo. Passo a passo, Portugal começa a fazer parte da Mudança!

 

Roteiro vegan no Porto - Parte I: Veggie Fest

 

De seguida, destaco algumas pessoas e marcas que estiveram presentes neste evento, e que contribuem diariamente com o seu trabalho para um mundo mais verde!

 

IMG_2292.JPG

Darchite Kantelal - Nutrição no Futebol

Tenho uma grande admiração por este jovem nutricionista. Conheci o Darchite num jantar do PAN, e desde então que acompanho com muito carinho e orgulho o seu trabalho. Quem esteve presente no lançamento e apresentação do meu livro em Lisboa, teve oportunidade de o conhecer e de o ouvir falar sobre o tema que o move: a nutrição! 

O Darchite palestrou no Veggie Fest logo após o meu showcooking. Mesmo antes de entrar no palco, encontrei-o sentado e descontraído a preparar a sua apresentação.  

Para quem ainda não o conhece, o Darchite Kantelal é um nutricionista formado em King’s College London – a melhor universidade da Europa em nutrição -, com mestrado em nutrição desportiva e especialização na alimentação de base vegetal na Cornell University – uma das oito universidades de elite dos EUA.
Depois de iniciar a carreira com um estágio no S. L. Benfica, assumiu a responsabilidade pela nutrição de toda a área de formação do GD Estoril Praia. É membro da equipa do Nutritionfacts.org, um dos mais famosos sites da especialidade. Participa regulamente em programas de televisão, tendo sido convidado especial do MasterChef Junior e da Sport TV. É nutricionista na Associação Vegetariana Portuguesa e autor do livro "Bem Comer, Melhor Jogar".

 

20180505_134417.jpg

Respiramor - Mensagens positivas sobre veganismo

Conheci a Joana Barbosa na apresentação do meu livro no Porto, embora já acompanhasse o seu trabalho nas redes sociais. A Joana personaliza tote bags, notebooks, canecas e outros artigos com imagens e mensagens alusivas ao veganismo. Encontrei-a sorridente no Festival, atrás da banca mais amorosa de sempre! Comigo, trouxe um conjunto de notebooks para levar na carteira, ideais para tirar notas e apontar ideias/receitas. Curiosamente, esta miúda simpática descobriu o veganismo através d' A Cozinha Verde e agora gere o seu próprio negócio! Parabéns!

 

20180505_162037.jpg

 YogurtNest - a iogurteira sustentável portuguesa

Já tinha ouvido falar desta iogurteira portuguesa nas redes sociais, mas foi no Veggie Fest que conheci o projeto com mais pormenor, contado pela sua simpática criadora. Esta iogurteira permite fazer o nosso próprio iogurte vegetal, de uma forma mais sustentável, já que é feita à mão em Portugal com materiais sustentáveis como a cortiça, e evita assim o uso de milhares de embalagens de plástico. Este produto não consome energia e tem uma grande durabilidade. Para além disso, tem um design giro e original, já que se assemelha a uma mochila, como podem ver na fotografia!

 

IMG_2301.JPG

João Pato aka Duckman - Vinhos vegan 

Tata-se de um Art-isan Wine Project que pretende levantar questões sobre os costumes e tendências associados ao mundo do vinho. A marca alia a produção de vinho ao movimento artístico, de forma a suscitar uma reflexão sobre questões relativas à industrialização do vinho e ao crescente movimento naturista.
Os vinhos Duckman resultam da utilização exclusiva de uvas produzidas pelos próprios de castas autóctones (região Bairrada), de pequenas edições e revelam sensações inesperadas que despertam questões.
Minimizam a utilização de sulfuroso, nem sempre os vinhos são filtrados e os vinhos são vegan (não recorrem a nenhum produto de origem animal durante todo o processo de fabrico).

Atentos às novas tendências, este projeto promete ser um sucesso para veganos e amantes de vinho! Trouxe comigo uma garrafa de espumante que já está guardada para um momento especial. 

 

Num próximo post, falarei sobre os restaurantes onde estive e que cativaram o meu palato! Fiquem atentos. :)