Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Cozinha Verde

A Cozinha Verde, da autoria de Filipa Range, tem como principal missão inspirar para a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis e sustentáveis, através da cozinha vegan.

Qui | 28.11.19

Pudim de chia - Vegan em 15 dias Ep.4

Pudim de chia tropical185©MárioCerdeira.jpg

 

No último episódio da mini série Vegan em 15 dias, partilho uma receita prática e versátil, que funciona como pequeno-almoço, snack ou até sobremesa! Um pudim que se prepara em poucos minutos, saciante, nutritivo e que permite inúmeras adaptações com os vossos ingredientes preferidos! Refiro-me ao já famoso pudim de chia, na minha versão preferida: with coconut! :) Vejam o vídeo e experimentem, é mesmo fácil:

(receita em texto no final do post)

 

 

Sobre o ingrediente principal, as sementes de chia:

 

Descobertas há centenas de anos, estas pequenas sementes possuem uma composição nutricional de excelência com inúmeros benefícios para a saúde.

São isentas de glúten, aceleram o metabolismo, regulam os intestinos e a glicose, saciam e reduzem a absorção de gordura.

Entre os seus principais componentes destacam-se os ácidos gordos essenciais, as fibras, os antioxidantes, os aminoácidos essenciais e os seguintes minerais: cálcio, ferro, magnésio, selénio, potássio e fósforo. No que diz respeito ao cálcio, a sua concentração é cerca de 5 vezes superior ao leite de vaca! É também uma valiosa fonte de ómega 3, essencial para o desenvolvimento das nossas células.

Devido à alta concentração de fibras solúveis, a chia absorve e retém a água, promovendo a sensação de saciedade.

 

Como utilizar estas sementes?

As sementes de chia são bastante versáteis e podem ser utilizadas na preparação de inúmeras receitas. Por um lado, agem como emulsionante, o que é especialmente útil na preparação de bolos, pães, mousses ou pudins.

A chia absorve até 12 vezes o próprio peso em água. Assim, quando a hidratamos em água, bebida vegetal ou qualquer outro líquido, a semente aumenta exponencialmente o seu volume, conferindo consistência ao preparado.

Idealmente, estas sementes devem ser consumidas da seguinte forma:

 

- Hidratadas e adicionadas a batidos, bolos, pudins, etc.

- Moídas e adicionadas às suas receitas preferidas

 

thumbs-04-Pudim.png

 

Pudim de chia 

Serve 2 pessoas

Sem glúten, sem açúcar

 

Ingredientes

1 chávena (240ml) de bebida vegetal sem açúcar

¼ chávena (40gr) de sementes de chia

¼ chávena (20gr) de coco ralado

2 colheres de sopa (30ml) de geleia de agave

200gr de ananás

Toppings: fruta fresca, pepitas de cacau cru, lascas de coco tostadas, bagas goji

 

Preparação

Numa tigela, misture bem a bebida vegetal e as sementes de chia com uma vara de arames. Adicione o coco ralado e continue a mexer por 1 a 2 minutos, até a mistura engrossar um pouco. Incorpore a geleia de agave. Leve ao frigorífico no mínimo 2 horas ou durante a noite.

Triture o ananás ou corte-o em pequenos pedaços (pode usar outras frutas). Transfira para dois frascos/copos de vidro. Retire o pudim do frigorífico e distribua pelos frascos.

Na hora de servir, adicione os seus toppings preferidos!

Nota: pode omitir o coco ralado ou substituí-lo por outros ingredientes. Exemplos: purés de fruta, cacau ou alfarroba em pó.

 

Chega assim ao fim esta mini série de receitas em formato vídeo! 

Espero que tenham gostado! :) Para mais inspiração, procurem pelo livro que deu o mote a esta série - "Desafio Vegan em 15 dias"! Se gostam deste formato de receitas (em vídeo) ou tiverem sugestões para novos conteúdos, deixem o vosso feedback. E claro, subscrevam o canal youtube.com/c/ACozinhaVerde e ativem as notificações para não perderem as novidades! 

 

__________

Todos os episódios:

EP1 - Carbonara de abacate

EP2 - Hambúrguer de quinoa

EP3 - Bowl de açaí