Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Cozinha Verde

A Cozinha Verde, da autoria de Filipa Range, tem como principal missão inspirar para a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis e sustentáveis, através da cozinha vegan.

Dom | 12.04.20

Panados de Seitan | Receitas tradicionais reinventadas

 

IMG_20200410_132745 (1).jpg

 

Hoje partilho com vocês uma receita deliciosa de panados 100% vegetais! Sem segredos, com poucos ingredientes e muito fácil de confeccionar!

 

O sucesso da receita depende do tipo de seitan que escolherem (nem todas as marcas são espetaculares), do tempero e da polme! Para simular o sabor do ovo, usei sal negro dos Himalaias (ver nota no final), mas se não tiverem utilizem sal marinho ou outro. Ficará delicioso na mesma. 

 

IMG_20200410_132627 (1).jpg

 

Para quem não sabe o que é seitan, esta é uma proteína vegetal completa, produzida a partir da farinha de trigo. Não é um alimento que utilize frequentemente, no entanto é fantástico para criar receitas diferentes e recriar pratos mais tradicionais. Se são intolerantes ao glúten - e nesse caso não podem consumir seitan - podem substituí-lo nesta receita pelo cogumelo Pleurotus! A sua textura carnuda e sabor mais neutro resulta igualmente bem em receitas desde tipo.

 

Vamos à receita?

 

IMG_20200410_132632.jpg

 

Panados de Seitan 

Vegan

Faz 6 panados

 

Ingredientes

500g de seitan (usei da marca portuguesa Biodharma)

Para marinar:

1 colher de chá de pimentão-doce

2 colheres de sopa de molho de soja

1 colher de sopa de sumo de limão

1 colher de chá de sal marinho

2 dentes de alho esmagados

Para panar:

1/2 chávena de farinha de grão-de-bico

1 colher de chá de sal negro dos Himalaias - Kala Namak (ver nota no final)

1 chávena de água 

Pão ralado q.b.

Para fritar:

Azeite q.b.

Para servir:

Limão (opcional)

 

Preparação

Corte o seitan em fatias e disponha-as num recipiente. 

Adicione o pimentão-doce, o molho de soja, o limão, o sal e o alho e deixe marinar por 30 a 60 minutos. Nota: quanto mais tempo estiver a marinar, mais sabor o seitan irá absorver.

Depois de marinar o seitan, prepare a polme. Para isso, misture numa taça a farinha, o sal negro e a água, com uma vara de arames, até obter uma mistura homogénea. Vá adicionando a água aos poucos, até obter a textura desejada para a polme.

Passe, uma a uma, as fatias de seitan na polme preparada, seguida do pão ralado. 

Frite numa frigideira com azeite, em lume médio/alto, de ambos os lados, até obter uma crosta dourada. 

Na hora de servir, esprema um pouco de limão, se desejar. 

Acompanhe os panados com um arroz de grelos e bom apetite!

 

Nota final: O sal negro dos Himalaias (Kala Namak) tem um aroma muito parecido com a gema do ovo, devido ao índice de enxofre presente na sua composição, além de um forte sabor sulfuroso, por ser de origem vulcânica. Não tem necessariamente uma cor preta - podendo variar entre preto, rosa e roxo. Apesar de conferir um sabor único, não é essencial na receita, podendo ser substituído pelo sal convencional.

 

Espero que gostem desta receita! Se a fizerem, partilhem comigo o vosso feedback! Se tiverem alguma dúvida, deixem nos comentários. 

 

Boa Páscoa!

 

 

 

2 comentários

Comentar post