Panados de Seitan | Receitas tradicionais reinventadas
Hoje partilho com vocês uma receita deliciosa de panados 100% vegetais! Sem segredos, com poucos ingredientes e muito fácil de confeccionar!
O sucesso da receita depende do tipo de seitan que escolherem (nem todas as marcas são espetaculares), do tempero e da polme! Para simular o sabor do ovo, usei sal negro dos Himalaias (ver nota no final), mas se não tiverem utilizem sal marinho ou outro. Ficará delicioso na mesma.
Para quem não sabe o que é seitan, esta é uma proteína vegetal completa, produzida a partir da farinha de trigo. Não é um alimento que utilize frequentemente, no entanto é fantástico para criar receitas diferentes e recriar pratos mais tradicionais. Se são intolerantes ao glúten - e nesse caso não podem consumir seitan - podem substituí-lo nesta receita pelo cogumelo Pleurotus! A sua textura carnuda e sabor mais neutro resulta igualmente bem em receitas desde tipo.
Vamos à receita?
Panados de Seitan
Vegan
Faz 6 panados
Ingredientes
500g de seitan (usei da marca portuguesa Biodharma)
Para marinar:
1 colher de chá de pimentão-doce
2 colheres de sopa de molho de soja
1 colher de sopa de sumo de limão
1 colher de chá de sal marinho
2 dentes de alho esmagados
Para panar:
1/2 chávena de farinha de grão-de-bico
1 colher de chá de sal negro dos Himalaias - Kala Namak (ver nota no final)
1 chávena de água
Pão ralado q.b.
Para fritar:
Azeite q.b.
Para servir:
Limão (opcional)
Preparação
Corte o seitan em fatias e disponha-as num recipiente.
Adicione o pimentão-doce, o molho de soja, o limão, o sal e o alho e deixe marinar por 30 a 60 minutos. Nota: quanto mais tempo estiver a marinar, mais sabor o seitan irá absorver.
Depois de marinar o seitan, prepare a polme. Para isso, misture numa taça a farinha, o sal negro e a água, com uma vara de arames, até obter uma mistura homogénea. Vá adicionando a água aos poucos, até obter a textura desejada para a polme.
Passe, uma a uma, as fatias de seitan na polme preparada, seguida do pão ralado.
Frite numa frigideira com azeite, em lume médio/alto, de ambos os lados, até obter uma crosta dourada.
Na hora de servir, esprema um pouco de limão, se desejar.
Acompanhe os panados com um arroz de grelos e bom apetite!
Nota final: O sal negro dos Himalaias (Kala Namak) tem um aroma muito parecido com a gema do ovo, devido ao índice de enxofre presente na sua composição, além de um forte sabor sulfuroso, por ser de origem vulcânica. Não tem necessariamente uma cor preta - podendo variar entre preto, rosa e roxo. Apesar de conferir um sabor único, não é essencial na receita, podendo ser substituído pelo sal convencional.
Espero que gostem desta receita! Se a fizerem, partilhem comigo o vosso feedback! Se tiverem alguma dúvida, deixem nos comentários.
Boa Páscoa!