Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Cozinha Verde

A Cozinha Verde, da autoria de Filipa Range, tem como principal missão inspirar para a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis e sustentáveis, através da cozinha vegan.

Seg | 03.03.14

Salame de Chocolate


A receita deste Salame de Chocolate é daquelas que me fazem viajar no tempo... Foi talvez a primeira que a minha mãe me ensinou a fazer... Não me lembro que idade tinha, mas lembro-me que era pequena o suficiente para ser ela a derreter o chocolate no fogão, com medo que me pudesse queimar...

Tirando isso, deixava-me fazer tudo o resto e eu sentia-me sempre muito feliz quando levava o salame para a mesa. "Fui eu que fiz!" Dizia com orgulho e um sorriso evidente no rosto.

Quando passei a fazer uma alimentação vegan, já adulta e com a minha própria cozinha, esta foi daquelas receitas que quis manter inalteradas. E mesmo com o leite de amêndoas a ocupar o lugar do leite de outros tempos, este salame continua a saber-me à minha infância. E é tão bom...

 

 

 

Salame de Chocolate da minha mãe
Faz 1 salame pequeno (ver foto)
Tempo de preparação: 15 minutos


Ingredientes
1 pacote e meio de Bolacha Maria Biológica vegan
Meia Tablete de Chocolate de Cozinha vegan
Leite de Amêndoas (cerca de 1/3 copo pequeno)
1 colher de sopa de Margarina Vegetal
1 colher de sopa (mal cheia) de Açúcar amarelo


Preparação:

Numa tigela, partir todas as bolachas em pedaços pequenos. Deitar leite suficiente para amolecer ligeiramente as bolachas.

Juntar uma colher de sopa mal cheia de açúcar (se o chocolate já for doce, pode perfeitamente omitir o açúcar).

Partir a tablete de chocolate em pedaços pequenos e levar ao lume, juntamente com uma
colher de sopa de manteiga vegetal. Mexer até o chocolate e a manteiga derreterem (atenção à temperatura, para não queimar o chocolate).

Por fim, juntar o chocolate às bolachas amolecidas e envolver tudo muito bem com uma colher de pau.

Na mesa, estender uma folha de papel vegetal, prata ou película aderente. Com a ajuda de uma colher, deitar o chocolate por cima da folha. Enrolar e levar ao congelador cerca de trinta minutos.

Passados os trinta minutos, tirar o salame do congelador e passá-lo para o frigorífico, até à altura de servir.

 

 

 

Nota: 
Este salame não tem de ficar perfeito como aqueles que vemos expostos nos cafés ou nos supermercados. A beleza deste salame está precisamente no seu ar imperfeito, tosco e pouco uniforme. E está também nas mãos de quem o faz. 

10 comentários

Comentar post