Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Cozinha Verde

A Cozinha Verde, da autoria de Filipa Range, tem como principal missão inspirar para a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis e sustentáveis, através da cozinha vegan.

Qua | 22.08.18

Hambúrguer de Grão, Cenoura e Coentros :: Dicas para hambúrgueres 100% vegetais perfeitos

IMG_4690v1 (1).jpg

 

Adoro receitas de hambúrgueres vegetarianos. Para além de muito simples de fazer, podemos aproveitar as sobras perdidas no frigorífico e criar refeições únicas, ao mesmo tempo que evitamos o desperdício alimentar.

Os hambúrgueres vegetarianos caseiros são também uma excelente aposta para quem está a iniciar-se nesta alimentação. Para além de garantirem o aporte proteico necessário (combino sempre uma leguminosa + uma oleaginosa), podem ser congelados o que vos permite ter sempre uma refeição preparada e nutritiva por perto. Na hora de os saborear, basta acompanhar com muitos vegetais no prato, preparados da forma que desejarem (crus, a vapor, assados, salteados) e têm assim uma refeição muito completa, equilibrada e saborosa. 

 

IMG_4686v1 (1).jpg

 

A receita que vos trago hoje não foi criada com o intuito de ser partilhada. Foi feita para um trabalho de catering mas fiquei de tal forma viciada nesta combinação de sabores e texturas que decidi partilhar no blog. Espero que fiquem tão viciados como eu nestes hambúrgueres de grão! Se tiverem um fraquinho por coentros como eu, corram já para o final do post e ponham as mãos na massa. Tenho a certeza de que vão adorar a receita. No entanto, se não forem apreciadores de coentros, não fiquem já por aqui. Leiam as dicas que deixo de seguida para fazer hambúrgueres vegetarianos perfeitos e substituam esta aromática por outra que prefiram, ou ainda por outro ingrediente.

 

Espreitem também este vídeo no meu canal de YouTube, onde partilho uma das minhas primeiras receitas de hambúrgueres, que ainda hoje continua a ser uma das minhas preferidas! 

 

Hambúrgueres vegetarianos :: Passo-a-passo

 

1. Em primeiro lugar devem preparar uma base com uma leguminosa cozida (grão, feijão, lentilhas, ervilhas, etc). Podem também adicionar uma porção de cereal integral a esta base (arroz integral, quinoa, bulgur, etc) para enriquecer ainda mais a refeição e dar uma consistência extra aos hambúrgueres. 

2. Depois adicionam os vossos ingredientes preferidos (ou as tais sobras perdidas no frigorífico) e trituram tudo no processador (ou com a varinha mágica) até formar uma pasta homogénea. Podem adicionar aquilo que mais gostarem (cenoura, beterraba, cogumelos, ervas aromáticas, milho, brócolos, etc) com o cuidado de não deixar a massa demasiado húmida. Desta forma será mais fácil fazer a liga.

3. Por último, precisam de ligar a massa para moldar os vossos hambúrgueres! O meu método preferido é aquele que encontram nesta receita: linhaça + pão ralado.

4. Moldar e levar ao forno até dourar! Também podem cozinhá-los na frigideira com um fio de azeite. 

 

IMG_4703v1.jpg

Webp.net-gifmaker (1).gif

 

 

Hambúrguer de Grão, Cenoura e Coentros 

faz 6 unidades

tempo de preparação: 15 minutos

tempo de confeção: 20 minutos

 

Ingredientes

500gr de grão-de-bico cozido

350gr cenoura 

1/2 cebola

2 dentes de alho

1 molho de coentros frescos

Sal marinho e pimenta-preta q.b.

Pimentão doce q.b.

1/4 chávena de sementes de linhaça moídas

1/4 chávena de pão ralado integral 

Pão ralado integral q.b. (para polvilhar)

 

Preparação

Rale as cenouras, previamente descascadas (num ralador fino). 

Coloque no processador de alimentos/robot de cozinha o grão-de-bico, metade da cenoura ralada, a cebola, o alho, os coentros e os temperos (sal, pimenta e pimentão doce).

Triture até obter uma mistura homogénea. Se necessário, acrescente um pouco de água para ajudar a triturar. 

Transfira o preparado para uma taça e adicione a linhaça, o pão ralado e a restante cenoura ralada. Envolva tudo muito bem com as mãos. 

Divida a massa em várias porções e molde os seus hambúrgueres (pode utilizar uma forma para o efeito).

Polvilhe os hambúrgueres com pão ralado integral. 

Cozinhe os hambúrgueres no forno, previamente aquecido a 180º, aproximadamente 20 minutos ou até dourar (deve virar a meio do tempo). 

 

Dica: Congele os hambúrgueres (antes de irem ao forno) para ter uma refeição rápida, saudável e nutritiva sempre por perto.

 

Outras receitas relacionadas:

Croquetes de lentilhas

Hambúrgueres de quinoa e feijão (5 ingredientes!) 

Bolinhos de falafel com limão e ervas aromáticas

 

1 comentário

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.