Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Cozinha Verde

A Cozinha Verde, da autoria de Filipa Range, tem como principal missão inspirar para a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis e sustentáveis, através da cozinha vegan.

Sab | 28.03.20

Favas guisadas | Petiscos vegan à portuguesa

 

IMG_20200323_171537.jpg

 

Do ponto de vista nutricional, as favas são um alimento muito interessante. À semelhança de outras leguminosas (como o grão-de-bico e os feijões) são uma excelente fonte de proteína e de ferro, ricas em vitaminas do complexo B, magnésio, potássio, zinco e fósforo. Têm ainda propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

Sendo um hidrato de carbono complexo, são bastante saciantes, proporcionando níveis de energia estáveis e duradouros.

Por serem ricas em fibra, o seu consumo tem um efeito positivo na regulação do apetite e funcionamento do trânsito intestinal. 

 

Durante largos anos, não gostava de favas! No entanto, e como muitas vezes refiro nos meus workshops de cozinha, o nosso paladar muda e adapta-se a novas rotinas e hábitos alimentares. Sendo as leguminosas uma das principais fontes proteicas na alimentação vegetariana/vegan, e sendo importante variar estas fontes de proteína com o consumo de diferentes alimentos, comecei a incluir nos últimos anos as favas no prato. Não aprecio as favas congeladas que habitualmente encontramos à venda nos supermercados durante todo o ano, mas comecei a consumi-las frescas e faz toda a diferença! Agora que estamos na época delas é uma boa altura para experimentarem! São baratas, nutritivas e muito rápidas de confeccionar! 

 

Deixo de seguida a última receita que fiz com elas nesta quarentena, um guisado simples e delicioso, que servi como petisco, com umas crackers de linhaça da Origens Bio. Podem encomendar online aqui e usar o código acozinhaverde10 para usufruirem de 10% de desconto em qualquer compra no site.

 

IMG_20200323_171553.jpg

 

 

Favas guisadas | Petiscos vegan à portuguesa

Sem glúten

Serve 2 pessoas

Tempo total: 30 minutos

 

Ingredientes

Aprox. 300g de favas frescas 

1/2 cebola finamente picada

1 dente de alho finamente picado

1 folha de louro

Sal marinho e pimenta-preta q.b.

Pimentão-doce q.b.

2 tomates maduros picados

1 colher de sopa de passata/tomate triturado

1/3 de chávena (80ml) de vinho branco

Coentros picados q.b.

 

Preparação

Começar por arranjar as favas, retirando-as da vagem. Após a lavagem, cozer as favas a vapor (aproximadamente 15 minutos) e reservar. 

Num tacho, refogar a cebola e o alho com o azeite e o louro. Adicionar o tomate picado e temperar a gosto com o sal marinho, pimenta-preta e pimentão-doce.

Juntar agora as favas previamente cozidas e adicionar a passata/tomate triturado e o vinho branco. Deixar ferver. Adicionar um pouco de água se necessário, para ajustar a consistência do molho. Provar e retificar os temperos se necessário.

Desligar o lume e juntar os coentros picados. 

 

Nota: Esta receita pode ser servida como prato principal, com acompanhamento a gosto. Podem também adicionar um chouriço vegetal no guisado, para recriar as características favas com chouriço. 

 

Espero que gostem desta receita! Se a fizerem, partilhem comigo o vosso feedback! Se tiverem alguma dúvida, deixem nos comentários.