Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Cozinha Verde

A Cozinha Verde, da autoria de Filipa Range, tem como principal missão inspirar os portugueses a adotar hábitos alimentares mais saudáveis, ecológicos e compassivos, através da cozinha vegan.

Qua | 03.10.18

Energy balls "Ferrero" de cacau e avelã | snacks saudáveis

IMG_4924v1.jpg

 

No último dia de Setembro fiz parte de um evento 100% solidário que teve lugar em Alvalade, na academia lindíssima da Sofia, autora do "às nove no meu blog". Estive a ministrar um workshop & talk de cozinha vegan, com o objetivo de dar a conhecer aos participantes alternativas saudáveis e 100% vegetais para snacks e pequenos-almoços.

Levei comigo os ingredientes do mercado biológico Amor Bio, que tem loja em Alvalade e em Benfica (e agora, também loja online). As duas receitas apresentadas fizeram tanto sucesso e recebi tantas mensagens para partilhar as trufas "Ferrero" que decidi aceder ao vosso pedido! :) Ainda em relação ao evento, foi um prazer contribuir com o meu conhecimento para ajudar na missão de voluntariado da Right Buddy, a primeira agência focada na responsabilidade social. 

 

Como sei que a temática snacks saudáveis pode ser um grande desafio para muitos de vocês, decidi voltar a trazer uma receita destas ao blog! Há umas semanas escrevi neste post as minhas dicas para eliminar o vício do açúcar e produtos processados e ensinei-vos a fazer barrinhas energéticas saudáveis.

 

Hoje passamos das barrinhas para as energy balls...

IMG_4937v1 (1).jpg

 

Já devem ter reparado que este tipo de snack aparece muitas vezes nas minhas redes sociais. A verdade é que é mesmo uma das minhas receitas preferidas para snacks ou até sobremesa! O meu filho também adora, e por isso todas as semanas lá fazemos uma nova versão destas bolinhas carregadas de energia e nutrientes! Este tipo de receita é super versátil e permite fazer combinações diferentes a toda a hora. 

Inspirada na combinação deliciosa do cacau com a avelã, criei estas bolinhas energéticas que sabem mesmo a "Ferrero"! Não têm açúcar refinado, nem glúten, e preparam-se em 5 minutos!

 

Webp.net-gifmaker (4).gif

 

Energy balls "Ferrero" de cacau e avelã

faz aproximadamente 15 bolinhas
tempo de preparação: 5 minutos

 

Ingredientes

1/2 chávena (cup) de miolo de avelã
4 tâmaras Medjool
2 colheres de sopa de manteiga de avelã*
1 a 2 colheres de sopa de xarope de ácer
2 colheres de sopa de cacau cru em pó


Topping: miolo de avelã picado

 

Preparação

Comece por picar o miolo de avelã no processador de alimentos. Adicione os restantes ingredientes (à excepção do topping) e triture até formar uma pasta.


Faça pequenas bolas com as mãos e polvilhe com miolo de avelã picado.


Leve ao frigorífico até servir ou congele para ter um snack/sobremesa prática e saudável sempre por perto!

 

* Podem comprar a manteiga de avelã já feita e nesse caso devem confirmar que a mesma não contem açúcar adicionado ou óleos. Em alternativa, podem comprar o miolo de avelã, tostar ligeiramente numa frigideira sem gordura (ou no forno) e de seguida triturar até obter manteiga. Este processo pode ser mais ou menos demorado consoante a potência do vosso processador.

IMG_4940v1 (1).jpg

 

Esta Semana Vegetariana já vai a meio por isso deixo de seguida todas as iniciativas e conteúdos que tenho estado a divulgar no âmbito desta iniciativa que pretende promover este regime alimentar e estilo de vida:

Aproveitem esta semana dedicada ao vegetarianismo para experimentar esta receita e partilhem comigo o vosso feedback! 

5 comentários

Comentar post