Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Cozinha Verde

A Cozinha Verde, da autoria de Filipa Range, tem como principal missão inspirar os portugueses a adotar hábitos alimentares mais saudáveis, ecológicos e compassivos, através da cozinha vegan.

Dom | 09.02.14

Detoxing | Healthy Chocolate Mousse

Hoje trago-vos a receita da minha mousse de chocolate saudável. Há uns dias atrás, deu-me uma vontade incontrolável de comer algo doce. Quando olhei para os abacates maduros que tinha na fruteira, soube logo aquilo que me apetecia. Esta é capaz de ser das sobremesas mais fáceis e rápidas de fazer. Contudo, não se deixem enganar pela sua facilidade. O resultado final desta mousse revela-se surpreendentemente rico, com uma textura cremosa ao nível das melhores mousses e um sabor inconfundível, doce e com um toque de frescura. Um vício saudável, é o que é... 

Esta é uma receita que  poderá fazer durante um detox suave como este que estou a fazer, quando estiver mesmo a precisar de algo doce. Vai satisfazer o seu desejo, mas com zero açúcar adicionado e muitos benefícios para a saúde.

Estes benefícios resultam essencialmente do consumo do abacate, fruto rico em gorduras insaturadas e proteínas, fonte de vitaminas A, B3, B5, B6, C e E, poderosos antioxidantes que atuam como protetores das células, e minerais como ferro, potássio, magnésio e cálcio. O seu consumo ajuda no processo de emagrecimento, devido ao seu alto teor de fibras, que promove maior saciedade e ajuda no funcionamento do trânsito intestinal. 





























Mousse de Chocolate Saudável
Sem açúcar, sem glúten
(Serve 2 pessoas)
Tempo de preparação: 5 minutos


Ingredientes 
2 abacates pequenos, maduros
3 a 4 colheres de sopa de cacau cru em pó
1/3 cup/chávena de Geleia de Agave (ver nota no final)
1/2 vagem de baunilha
Amêndoas picadas grosseiramente, a gosto


Preparação:

Abrir os abacates e retirar-lhes o caroço. Transferir o abacate para um processador de alimentos.

Cortar uma vagem de baunilha ao meio. Com uma faca, fazer um corte longitudinal na vagem, até ser possível abri-la. Com uma pequena colher ou espátula, raspar com cuidado o conteúdo da vagem (as sementes) e juntar ao processador, juntamente com o abacate.

Juntar a geleia de agave e o cacau ao processador e triturar tudo, até obter uma textura cremosa.

Transferir a mousse para duas taças e levar ao frigorífico durante algum tempo. Na hora de servir, picar grosseiramente amêndoas e distribuir por cima das mousses.


Nota: 
Aconselho a não colocar logo 1/3 cup de geleia de agave. Experimente juntar inicialmente metade da quantidade e prove. Se achar que precisa de adoçar mais, junte o restante.


O que fazer com a Vagem de Baunilha depois de lhe retirar as sementes





























Depois de usar as sementes da vagem de baunilha, não a deite fora!

A vagem de baunilha é uma opção saudável e que nada tem a ver com as essências de baunilha que se vendem nos hipermercados. O seu sabor é muito mais rico, além de ser totalmente natural. Também por isso, é muito mais cara do que as referidas essências.

Por isso, depois de usar as suas sementes, guarde a vagem num local fresco e seco (dentro de um frasco de vidro vazio ou no frasco do açúcar, também de vidro) para futuras utilizações.

Pode, por exemplo, ferver a vagem da baunilha sem sementes para fazer calda de baunilha ou juntá-la diretamente a qualquer tipo de creme que esteja a fazer. Basta retirá-la depois de ferver.

A grande vantagem é que pode usar a vagem várias vezes. Depois de a ferver a primeira vez em algum caldo ou creme, basta deixá-la secar totalmente e voltar a guardá-la no frasco. A sua essência mantém-se por várias utilizações, basta cheirá-la para sentir.

10 comentários

Comentar post