Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Cozinha Verde

A Cozinha Verde, da autoria de Filipa Range, tem como principal missão inspirar para a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis e sustentáveis, através da cozinha vegan.

Ter | 24.01.17

Croquetes de lentilhas no forno

Croquetes de Lentilhas-1©MárioCerdeira.jpg


Croquetes de lentilhas com cenoura e brócolos (no forno) | Receita

Ingredientes
faz 16 unidades
Tempo de preparação total: 60min

2 chávenas de lentilhas vermelhas sem casca
1 cenoura grande, ralada
1 brócolo grande, picado
1 cebola picada
1 dente de alho
1 fio de azeite extra virgem
Molho de soja q.b.
Paprica q.b.
Pimenta-preta q.b.
Curcuma moída q.b.
1/3 de chávena de sementes de linhaça moída
1/3 de chávena de pão ralado + q.b. para polvilhar



Preparação

1. Lave bem as lentilhas e coza-as em água abundante, aproximadamente 10 minutos. Escorra a água e reserve.  Nota: As lentilhas vermelhas/coral sem casca não precisam de ser demolhadas e são de rápida cozedura. Tome atenção para não se desfazerem. 

2. Escorra bem a água e esmague as lentilhas com um esmagador. Nota: Eu uso um esmagador ótimo da Tupperware - contactem a Tupper Broccoli para mais informações e digam à Ivete que vêm da minha parte.

3. Numa frigideira, refogue a cebola e o alho com um fio de azeite. Adicione a cenoura e os brócolos e tempere a gosto com molho de soja, paprica, curcuma e pimenta. Adicione o puré de lentilhas e mexa tudo muito bem. Deixe apurar bem os sabores, desligue o lume e deixar arrefecer.

4. Com uma varinha mágica, triture a mistura anterior de forma a obter uma pasta homogénea.

5. Transfira a pasta para uma taça de mistura. Adicione agora as sementes de linhaça moídas e o pão ralado. Envolva bem com a ajuda de uma colher ou com as mãos, até obter uma massa moldável.

6. Molde os croquetes e polvilhe finalmente com pão ralado.


7. Leve os croquetes ao forno pré-aquecido a 180º durante aproximadamente 20 minutos (deve virá-los a meio do tempo). Pode usar no final a função grill para tostar ligeiramente se desejar.
 
Bom apetite!
 
Nota: Estes croquetes podem ser congelados (antes de ir ao forno). Para os confeccionar, retire do congelador e coloque diretamente no forno.
 

36 comentários

Comentar post

Pág. 1/4