Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Cozinha Verde

A Cozinha Verde, da autoria de Filipa Range, tem como principal missão inspirar os portugueses a adotar hábitos alimentares mais saudáveis, ecológicos e compassivos, através da cozinha vegan.

Qui | 18.04.19

Cones da Páscoa Recheados

IMG_6126.JPG

 

Hoje trago-vos a minha sugestão para uma Páscoa deliciosa e saudável. 

Confesso que me custa um bocadinho assistir ao consumismo desenfreado por doces nestas épocas festivas.  Acho exagerado todo o rebuliço em torno dos ovos da páscoa, das amêndoas com chocolate, etc. Os mais novos são facilmente levados por toda esta exposição de açúcar e não têm capacidade para filtrar. Por este motivo, criei esta receita, com o intuito de passar a mensagem de que é possível fazer sobremesas deliciosas recorrendo a ingredientes mais saudáveis e nutritivos. 

Estes cones (ou copos, se preferirem) têm como ingredientes principais os cajus, as tâmaras Medjool, as framboesas e o chocolate. Utilizei um chocolate biológico com 70% de cacau, com manteiga de cacau e adoçado com açúcar de cana. A combinação de sabores é tão maravilhosa e viciante, que assim que terminámos as fotografias despachei logo dois copinhos (ahahah). 

 

Curiosos? Então espreitem a galeria de fotografias que se segue. :) Se ficaram convencidos, a receita está logo abaixo.

 

 

 

Cones da Páscoa Recheados

vegan, sem açúcar, opção sem glúten

faz 8 cones ou 8 copinhos

tempo total: 40 minutos

 

Ingredientes

Creme de caju:

1 chávena (160gr) de cajus sem sal

2 colheres de sopa (30ml) de água

2 colheres de sopa (30ml) de xarope de ácer

Caramelo:

7 tâmaras Medjool (130gr)

uma pitada de sal marinho 

1/4 de colher de chá de baunilha em pó (opcional)

Água q.b.

1/2 chávena (20gr) de framboesas desidratadas

100gr de chocolate em barra (mínimo 70% cacau, sem glúten se necessário)

 

Preparação

Demolhe os cajus durante a noite ou em 30 minutos em água a ferver. Num processador, adicione os cajus demolhados, e água e o xarope de ácer e triture até obter um creme homogéneo (o tempo poderá variar consoante o tipo de processador utilizado, no meu caso foram aproximadamente 10 minutos). Transfira o creme para uma tigela e reserve.

Descaroçe as tâmaras e deixe-as de molho 5 a 10 minutos em água quente. Num processador, adicione as tâmaras, o sal marinho, a baunilha e uma a duas colheres de sopa de água. Triture até obter um creme homogéneo, adicionando aos poucos mais água até obter a consistência desejada. Transfira o caramelo para uma tigela e reserve.

Esmague as framboesas desidratadas com a ajuda de um garfo ou esmagador e reserve.

Parta o chocolate em pequenos pedaços e derreta-o em banho-maria. 

Agora, pode optar por fazer os cones de chocolate ou servir em copinhos. 

Para servir em copinhos, distribua uma porção de creme de caju e uma de caramelo em todos os copos. Finalize com as framboesas e chocolate derretido. Leve ao frigorífico até servir.

Para fazer os cones, comece por fazer um molde com papel vegetal. Para isso, enrole com cuidado um pedaço de folha de papel vegetal até formar o cone e feche com um adesivo na parte superior do molde. Nota 1: Pode optar por fazer apenas um molde ou mais do que um, sendo que neste último caso irá demorar menos tempo a finalizar a receita.

Depois, segure o molde com a base virada para cima e com uma colher espalhe o chocolate quente sobre metade do molde. (ver imagem em baixo). Deixe escorrer bem e leve ao frigorífico para que o chocolate seque. Nota 2: Como não tinha nenhum suporte para cones, improvisámos com um garfo no interior do cone (para dar suporte) e colocámos dentro de um copo baixo.

vvv

Retire o molde do frio (15 a 20 minutos será suficiente para solidificar) e comece a enrolar gentilmente o interior do molde, até que o chocolate solte (fazendo o mesmo movimento que usou para criar o molde). Com cuidado, vire o cone para baixo e puxe devagar até soltar totalmente. Nota 3: Pode utilizar uma luvas para manusear o cone, para que as suas mãos não aquecam tanto o chocolate - este processo tem de ser rápido, pois o chocolate comecerá a derreter com o calor das mãos). Este processo apesar de ser rápido, terá de ser realizado com calma e cuidado redobrado, de forma a não partir o cone.

Volte a levar ao frigorífico os cones antes de os rechear (5 minutos). Com os cones novamente frios, recheie com uma camada de creme de caju e outra de caramelo. Finalize com as framboesas.

Guarde no frigorífico até servir.

 

Espero que gostem desta receita! Se a fizerem, partilhem comigo as vossas fotografias! Se tiverem alguma dúvida, deixem nos comentários abaixo. 

 

IMG_6138.JPG