Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Cozinha Verde

A Cozinha Verde, da autoria de Filipa Range, tem como principal missão inspirar para a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis e sustentáveis, através da cozinha vegan.

Qua | 08.01.14

Cogumelos salteados ao estilo chinês e Espinafres com alho | Stir-fry Mushrooms Chinese Style with Garlic Spinach



O novo ano brindou-me com uma constipação, há três dias atrás. Sendo que geralmente só me constipo uma vez no ano, espero que tenha sido a primeira e a última de 2014!

Como não sou adepta do uso de medicamentos quando estes não são estritamente necessários, a minha segunda feira foi passada entre mantas no sofá, com muitos chás quentes de Equinácea, sumos de Laranjas, Cenouras e Beterrabas, sopas e principalmente muito descanso. Resultados à vista, na terça-feira já estava bastante melhor, mas ainda assim passei o dia em casa, para me certificar que o maldito vírus ia para longe de vez e não voltava mais.

Aproveitei que as minhas forças já estavam quase restabelecidas na sua totalidade, para me dedicar a novas aventuras na cozinha, durante a tarde de terça-feira. Ok, confesso que tive de sair para comprar um ou outro ingrediente que me faltava para preparar o que queria, mas fui num pé e voltei no outro!

Na noite anterior, às voltas na cama sem conseguir dormir (maldita constipação!), pus-me a ver um programa de culinária na televisão, dedicado à cozinha chinesa. Como assumida fã da cozinha oriental, tirei umas notas e passei a noite quase em branco a pensar no que queria fazer no dia seguinte. Sim, a constipação também ajudou, mas acreditem que a vontade de me enfiar na cozinha às 2h da madrugada a cozinhar era muita!



No  dia seguinte, já com os ingredientes todos a postos, dei uso à minha wok e preparei uns Cogumelos salteados ao verdadeiro estilo chinês e uns Espinafres com alho, também eles salteados na wok.

O que demora mais na confeção deste prato é a preparação de todos os ingredientes, porque de resto saltear na wok é bastante rápido.


Cogumelos salteado ao estilo chinês e Espinafres com alho | Stir-fry Mushrooms Chinese Style with Garlic Spinach

Ingredientes 
(2 pessoas)

-Salteado de Cogumelos
1 colher de sopa de Óleo de Amendoim
5 dentes de Alho, esmagados e picados
1 pequeno pedaço de Gengibre, sem pele e cortado em fatias finas e pequenas
350 gramas de Cogumelos frescos, cortados em generosas fatias
1/4 de chávena de Molho de Soja
1/4 de chávena de Vinagre de Arroz
1/4 de chávena de Óleo de Sésamo Tostado
1 colher de sopa de Açúcar Amarelo
1 mão cheia pequena de folhas de Manjericão fresco
1 Malagueta vermelha, sem sementes e cortada em aneis finos, para guarnecer

-Salteado de Espinafres
1 colher de sopa de Óleo de Amendoim
2 dentes de Alho, esmagados e picados
1 saco de Espinafres biológicos
1 pequena porção de Água fresca
Uma pitada de Sal Marinho



Preparação:

Salteado de Cogumelos
Colocar a wok em lume alto e adicionar o óleo de amendoim. Quando o óleo aquecer, adicionar o alho e o gengibre e saltear rapidamente por alguns minutos. De seguida, colocar os cogumelos e esperar alguns segundos antes de mexer, por 2 ou 3 minutos, até escurecer os cogumelos.

Adicionar o molho de soja, o vinagre de arroz e o óleo de sésamo tostado; reduzir o lume para médio e cozinhar por aproximadamente mais 6 minutos. Mexer bem com uma colher de pau e juntar o açúcar amarelo. Deixar levantar fervura e reduzir o lume para médio baixo e mexer até o molho de apresentar consistente e os cogumelos estarem bem cozinhados (cerca de 5 minutos). Desligar o lume, adicionar algumas das folhas de manjericão e deixar que elas murchem ligeiramente.

Com uma colher, retirar os cogumelos para um prato fundo e guarnecer com as restantes folhas de manjericão e a malagueta.

Salteado de Espinafres
Colocar a wok em lume alto e adicionar o óleo de amendoim. Juntar o alho e mexer até este se apresentar com uma textura ligeiramente crocante. Adicionar as folhas de espinafres e mexer com cuidado com uns pauzinhos de madeira, de forma a não partir os espinafres.  Adicionar uma pequena porção de água para criar vapor e deixar cozinhar por 2 ou 3 minutos.

Nota
Nesta receita, é importante usar óleo de sésamo tostado, que reduz a cozedura, enquanto que o óleo de sésamo puro não reduz ou engrossa o salteado. O resultado final do prato deve ser ligeiramente pegajoso.

Este prato fica bem acompanhado com um simples arroz jasmim cozido.

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.