Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Cozinha Verde

A Cozinha Verde, da autoria de Filipa Range, tem como principal missão inspirar os portugueses a adotar hábitos alimentares mais saudáveis, ecológicos e compassivos, através da cozinha vegan.

Qui | 16.05.19

“Cheesecake” de Framboesas e Mirtilos

Cheesecake de Mirtilos-4©MárioCerdeira.jpg

 

O verão está a chegar e com ele chegam também as sobremesas frescas e os frutos vermelhos! Hoje trago-vos uma receita perfeita para dias quentes, almoços e jantaradas com família e amigos ou qualquer outro momento de celebração.

Para esta receita, precisam de um bom processador e de alguma paciência (tem algum tempo de espera, que podem aproveitar para fazer qualquer outra coisa) mas garanto-vos que o resultado final compensa! Esta é uma receita base que permite algumas modificações da vossa parte. Começando pela base do "Cheesecake", podem utilizar outras frutas secas (na receita uso tâmaras e arandos) ou adicionar alguns extras como sementes de abóbora ou pepitas de cacau por exemplo. Na cobertura, podem fazer uma geleia com qualquer outra fruta que gostem (na receita uso mirtilos e framboesas) ou simplesmente cobrir com chocolate derretido. Para decorar, utilizem elementos naturais como flores, sementes, bagas ou frutas. 

 

Receita - “Cheesecake” de Framboesas e Mirtilos

Sem glúten e açúcar refinado, cru

Serve 10 a 12 fatias

Tempo de preparação: 45 minutos

Tempo de espera: 2 - 4 horas

               

Ingredientes

Base

1 chávena de tâmaras medjool

1 chávena de arandos vermelhos secos

2 chávenas de cajus crus sem sal

¼ de chávena de coco ralado

Recheio

3 chávenas de cajus demolhados (8 horas)

Sumo de 1 limão, espremido na hora

1 chávena de óleo de coco derretido

2/3 de chávena de leite de coco

2/3 de chávena de xarope de ácer

1 pitada de baunilha em pó (opcional)

Cobertura

1 chávena de mirtilos e framboesas

1 colher de chá de sumo de limão

2 colheres de chá de xarope de ácer

 

Preparação

Junte todos os ingredientes da base no processador e triture bem até a massa ligar. Verta-a numa tarteira redonda, forrada com papel vegetal, e pressione com as pontas dos dedos para que fique bem distribuída. Leve ao congelador para ganhar firmeza, enquanto prepara o recheio.

Para o recheio, triture os cajus no processador até se transformarem numa pasta. Junte os restantes ingredientes e volte a triturar até obter um creme homogéneo. Entretanto, retire a base do congelador e verta nela o recheio. Tape e leve ao congelador por 2 a 4 horas.

Num tacho pequeno, junte todos os ingredientes da cobertura e cozinhe em lume médio/baixo até reduzir e ganhar consistência. Verta para uma taça e deixe arrefecer muito bem (pode ir ao frigorífico). Espalhe, depois, o molho sobre o cheesecake já desenformado. Sirva frio.

Dicas:

1. Para demolhar rapidamente os cajus, ferva água e deite numa taça sobre os cajus. Deixe-os demolhar por 30 a 60 minutos. Escorra a água, e estão prontos a usar.

2. O óleo de coco vai ajudar a dar firmeza ao "cheesecake".

Cheesecake de Mirtilos-1©MárioCerdeira.jpg

*Fotografias por Mário Cerdeira para o livro A Cozinha Verde

 

Espero que gostem desta receita! Se a fizerem ou recriarem, partilhem comigo as vossas fotografias! Se tiverem alguma dúvida, deixem nos comentários abaixo. 

 

Para os mais "preguiçosos" ou para quem não tem muito tempo, uma boa alternativa poderá ser recorrer à Fixando e fazer um pedido de catering ao domicílio. Nesta plataforma, podem requisitar qualquer serviço que precisem (têm serviços muito variados, desde aulas de piano e explicações até à limpeza da casa!) e sem qualquer trabalho de pesquisa recebem até 5 propostas de profissionais qualificados.

 

 

Post escrito em parceria com a Fixando