Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Cozinha Verde

A Cozinha Verde, da autoria de Filipa Range, tem como principal missão inspirar os portugueses a adotar hábitos alimentares mais saudáveis, ecológicos e compassivos, através da cozinha vegan.

Ter | 07.01.20

Bombons de coco e chocolate branco | "Raffaello" vegan

IMG_8584.JPG

 

Para começar 2020 em grande no blog, trago-vos uma receita muito solicitada nas últimas semanas! :) Estes bombons de coco e chocolate branco fizeram parte dos workshops "Ceia de Natal Vegan" que dinamizamos em Lisboa no final de 2019.

 

Antes de passarmos à receita, deixo-vos este link para assistirem à reportagem feita pela TVI no nosso workshop, para mostrar a todos os portugueses como é a mesa de Natal de um vegan! A reportagem passou no dia 24 de Dezembro no Jornal das 8. Quem assistiu? 

 

20191221_140203.jpg

20191221_131844.jpg

IMG_20191130_135615.jpg

 

Voltando à estrela desta post, a receita foi inspirada nos famosos "Raffaello", com uma base de coco, uma avelã no centro e cobertos com um delicioso chocolate branco vegan. A receita é muito fácil de executar e leva poucos ingredientes. Experimentem e partilhem com os vossos amigos e familiares! 

 

IMG_8582.JPG

Bombons de coco e chocolate branco (tipo "Raffaello")

Faz 15 unidades

Tempo total: 30 minutos

Vegan, sem glúten

 

Ingredientes

Base:

1 chávena de coco ralado

1/2 chávena de cajus, previamente demolhados

4 colheres de sopa de manteiga de coco (*ler nota no final)

1 colher de sopa de geleia de agave (ou outro adoçante da sua preferência)

15 avelãs inteiras tostadas

Cobertura:

100g de chocolate branco vegan

Coco ralado q.b.

 

Preparação

Comece por demolhar os cajus em água fervida durante 30 minutos. Escorra a água e reserve. Disponha as avelãs num tabuleiro e leve ao forno cerca de 10 minutos para tostar. Reserve.

Depois, triture todos os ingredientes da base (à exceção das avelãs) num processador de alimentos até obter uma massa. Se necessário, leve um pouco ao frigorífico para facilitar o trabalho com a massa. Molde pequenas bolas com as mãos e insira uma avelã tostada no centro de cada uma. 

Derreta o chocolate branco em banho-maria e envolva todos os bombons nessa mistura. Depois, polvilhe com coco ralado. Sirva de seguida.

Conserve os bombons no frigorífico até uma semana ou congele-os. 

 

*Nota: Para fazer a manteiga de coco, triture coco ralado num processador de alimentos durante 5 a 10 minutos (o tempo poderá variar consoante a potência da máquina) até obter uma manteiga. Em alternativa, encontra este produto à venda em supermercados biológicos. 

 

Experimentem também:

Bombons Ferrero Rocher

Bolo de Cacau, Caramelo e Amendoim

Bolo de Bolacha

Cupcakes de Limão com Chocolate

 

Se gostam deste tipo de receitas e querem aprender a fazer mais sobremesas vegan d'A Cozinha Verde, inscrevam-se no workshop de 25 de Janeiro "Doces sem culpa" que terá lugar em Lisboa, numa cozinha Teka (Parque das Nações).

 

Espero que gostem e se tiverem alguma dúvida, perguntem nos comentários. Se fizerem esta receita, partilhem comigo o resultado! 

 

Bom ano!