Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Cozinha Verde

A Cozinha Verde, da autoria de Filipa Range, tem como principal missão inspirar para a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis e sustentáveis, através da cozinha vegan.

Dom | 28.06.20

Bolo de noz e banana com cobertura de chocolate

IMG_20200624_172008_539.jpg

 

 

Como fazer um bolo vegan: o meu método preferido

 

Apetecia-me um bolo de noz. Olhei para os ingredientes que tinha na despensa. Triturei um restinho de nozes que tinha guardado. Podia ter deixado uma ou outra para a decoração mas não me lembrei. Juntei farinha e açúcar na mesma proporção. Agora os líquidos. Primeiro adicionei um pouco de azeite e mexi. Juntei uma banana madura esmagada para fazer a liga, pareceu-me contrastar bem com o amargo da noz. Por fim, juntei bebida vegetal até obter a consistência que queria para a massa. Finalizei com o fermento e foi ao forno.

 

Enquanto o bolo cozia, pensei na cobertura. Tinha uma tablete de chocolate e uma sobra de natas de soja para bater que tinha usado no dia anterior. Fiz um ganache simples para dar um toque especial. Não era essencial, mas ficou ainda mais notório o contraste de sabores. Ficou tão bom que desapareceu no mesmo dia. :) 

 

___

Fiz esta introdução para partilhar convosco um dos meus métodos para fazer bolos vegan. Tenho já algumas receitas base testadas - e nesse caso quando quero um novo "sabor" basta fazer pequenas alterações aos ingredientes para criar um resultado diferente - mas o que gosto mesmo é de criar bolos como este, com os ingredientes que tenho disponíveis no momento, sem nada planeado. Divirto-me imenso no processo e é geralmente daqui que saiem as melhores receitas. Claro que nem sempre corre bem,  mas os falhanços fazem parte da aprendizagem. 

 

Este ficou perfeito para mim, tanto em sabor como em textura. Partilho agora com vocês a receita para vos desafiar a experimentar e a darem-me o vosso feedback. Se se sentirem à vontade, inventem também um bocadinho. Quem sabe não sai daí uma ótima criação.

 

IMG_8906 (1).JPG

 

Bolo de noz e banana com cobertura de chocolate | vegan

 

Ingredientes

Bolo:

100g de miolo de noz

100g de farinha de trigo ou espelta

100g de açúcar amarelo ou de cana

1/3 de chávena (80ml) de azeite

1 banana madura (130g) esmagada

1/3 de chávena (80ml) de bebida vegetal de soja e arroz 

1 colher de chá de fermento

Cobertura:

50g de chocolate culinária (70% cacau)

1 colher de sopa de açúcar amarelo ou de cana

1 colher de sopa de creme vegetal de soja (margarina)

1/3 de chávena (80ml) de natas de soja para bater

 

Preparação

Pré-aquece o forno a 180º.

Tritura o miolo de noz e transfere para uma taça. Adiciona a farinha e o açúcar e mistura com uma colher.

Adiciona os restantes ingredientes (azeite, banana esmagada e bebida vegetal), mexendo entre cada adição até obteres uma mistura homogénea. Por fim, adiciona o fermento e envolve.

Transfere para uma forma antiaderente e leva ao forno aproximadamente 30 minutos, até um palito sair limpo. Deixa arrefecer um pouco e desenforma o bolo.

Num tacho coloca o chocolate partido em pedaços, a margarina e o açúcar. Cozinha em lume baixo, mexendo sempre para não agarrar. Por fim, adiciona as natas de soja e continua a mexer até obteres a consistência desejada.

Verte o ganache de chocolate por cima do bolo.

Decora com nozes ou sementes de cânhamo descascadas.

 

Espero que gostes! Se experimentares esta receita, partilha comigo o resultado ou identifica @acozinhaverde no instagram

 

IMG_8892.JPG

IMG_8903.JPG

 

5 comentários

Comentar post