Bolo de cenoura e especiarias com ganache de chocolate
Este é um bolo húmido e com um aroma suave a especiarias, que contrasta com o decadente ganache de chocolate negro. Como se tudo isto não fosse já suficiente, ainda temos como bónus o crocante da noz, que se sente em cada dentada.
Esta é a receita perfeita para fazer numa tarde de Domingo, e comer acompanhado de uma caneca de chá quente e de uma manta.
Agora tomem nota:
Bolo inglês de cenoura e especiarias com ganache de chocolate
Tempo de preparação: 45 minutos
Serve 12 fatias
Ingredientes
Bolo
2 chávenas de farinha de espelta
2 chávenas de cenoura ralada
2 colheres de chá de fermento em pó
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
2 colheres de chá de canela moída
1 colher de chá de noz moscada
1 colher de chá de baunilha em pó
1 chávena de açúcar de coco
2 colheres de sopa de sementes de linhaça moídas
6 colheres de sopa de água
1/2 chávena de óleo de coco (ou azeite extra virgem suave)
1 colher de sopa de vinagre de sidra
Cobertura
120gr de chocolate em barra (mínimo de 70% de cacau)
60ml de natas de soja
Topping
Nozes partidas grosseiramente
Preparação
Pré-aqueça o forno a 180º. Depois, numa chávena, junte a água já quente às sementes de linhaça e mexa bem. Reserve.
Peneire os ingredientes secos para uma taça grande e mexa. Junte a mistura de linhaça e restantes ingredientes líquidos. Envolva com uma vara de arames.
Transfira para uma forma de bolo inglês, de silicone, e leve ao forno por cerca de 30 minutos ou até um palito sair limpo.
Deixe arrefecer o bolo e desenforme-o.
Para preparar a cobertura, parta o chocolate em pedaços e derreta-os em banho-maria. Aqueça as natas num tacho e junte-as ao chocolate derretido. Mexa bem com uma colher até obter um creme brilhante e aveludado.
Com uma espátula, espalhe a cobertura ainda quente por cima do bolo. Decore com as nozes.
Sirva uma fatia. Ou duas. Ou três. <3