Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Cozinha Verde

A Cozinha Verde, da autoria de Filipa Range, tem como principal missão inspirar os portugueses a adotar hábitos alimentares mais saudáveis, ecológicos e compassivos, através da cozinha vegan.

Qui | 09.05.19

Bolo de cacau, caramelo e amendoim | Aniversário

IMG_20190508_111603 (1).jpg

 

Na terça-feira celebrei o meu 32º aniversário com este bolo de cacau, caramelo e amendoim. Ficou delicioso e por isso hoje partilho com vocês a receita, para poderem experimentar para uma festa de aniversário ou simplesmente num dia em que vos apeteça surpreender a família com um bolo caseiro, sem ovos e leite e muito saboroso!

A base deste bolo leva cacau, mas podem facilmente substituir por farinha de alfarroba, se preferirem! Fiz o caramelo da cobertura com manteiga de amendoim (a sério, que combinação brutal!) e finalizei com umas tiras de chocolate 70% cacau derretido, morangos e amendoins picados! 

Esta é uma excelente alternativa aos bolos convencionais industrializados e é bem simples de fazer! Podem dobrar a receita e fazer um bolo duplo recheado com caramelo e morangos, mantendo a cobertura sugerida. Os frutos vermelhos ligam muito bem com o chocolate e o caramelo, mas podem utilizar outras frutas da vossa preferência. Nesta receita a linhaça é utilizada para dar liga no bolo, não omitam este ingrediente especial. :)

Feita a introdução, vamos à receita? 

IMG_20190507_161032_680.jpg

 

Receita - Bolo de cacau, caramelo e amendoim

Serve 12 fatias

Tempo total: 1 hora

 

Ingredientes

Bolo:

1 + 3/4 de chávena de farinha de espelta biológica

1 chávena de açúcar de coco 

1/3 de chávena de cacau cru em pó

1 pitada de sal marinho integral

2 colheres de sopa de sementes de linhaça moídas (moer na hora, de preferência)

1 colher de sopa de fermento em pó

1 chávena de bebida vegetal bio e sem açúcar 

1/3 de chávena de óleo de coco derretido (ou azeite extra-virgem)

1/4 de colher de chá de extrato de baunilha (opcional)

Caramelo:

¼ de chávena + 2 colheres de sopa (90ml) de geleia de coco (em alternativa: xarope de ácer, geleia de agave ou arroz)

1/2 chávena (120 ml) de leite de coco

6 colheres de sopa (60gr) de açúcar de coco

3 colheres de sopa (45ml) de manteiga de amendoim natural

1 pitada de sal marinho integral

Toppings:

3 quadradinhos de tablete de chocolate bio 70% cacau

Amendoins torrados e grosseiramente picados, q.b.

Morangos frescos biológicos q.b.

 

Preparação

Pré-aqueça o forno a 180º. Misture os ingredientes secos do bolo numa taça (farinha, açúcar, cacau, sal, linhaça, fermento). Adicione os ingredientes líquidos (bebida vegetal, azeite, baunilha) e incorpore com uma vara de arames. Transfira a mistura para uma forma redonda antiaderente e leve ao forno 25 a 30 minutos ou até um palito sair limpo. Deixe arrefecer e desenforme o bolo com cuidado.

Adicione todos os ingredientes para o caramelo (geleia, leite de coco, açúcar de coco, manteiga de amendoim e sal)  num tacho e leve ao lume. Mexa bem com uma vara de arames. Quando começar a ferver, reduza o lume e continue a mexer, até o caramelo começar a engrossar (e fazer ponto de estrada). Desligue o lume e deixe arrefecer. De seguida, espalhe uniformemente a cobertura sobre o bolo.

Derreta o chocolate em banho-maria. De seguida, verta o chocolate sobre o bolo (fiz 3 riscas, ver foto).

Finalize a decoração com os morangos e os amendoins grosseiramente picados.

 

Nota: Como recebo sempre muitas mensagens vossas a perguntar quais as marcas que aconselho, deixei-vos alguns links na lista de ingredientes para produtos que utilizei nesta receita. E não se esqueçam do miminho que tenho sempre para vocês nas seguintes lojas:

Desconto de 10% na Iswari com o código cverde

Desconto de 10% na Origens Bio com o código cozinhaverde

 

Espero que gostem desta receita! Se a fizerem, partilhem comigo as vossas fotografias! Se tiverem alguma dúvida, deixem nos comentários abaixo.

7 comentários

Comentar post