Bolo de bolacha vegan (provavelmente a receita menos saudável que já publiquei)
Introdução
Este post começa com uma pequena história. Quando era miúda o bolo de bolacha era uma das minhas sobremesas preferidas. Mas não um bolo de bolacha qualquer, tinha de ser o da minha mãe. Cresci a vê-la fazer este bolo em casa, e adorava ajudar na sua preparação. Quando saí de casa, levei a receita comigo e esta foi das primeiras sobremesas que fiz sozinha. Tenho por isso um carinho especial por esta receita.
Esta introdução serve de ponte para o tema que vou abordar neste post: a consciência alimentar.
Consciência Alimentar
Através d'A Cozinha Verde, promovo e defendo a alimentação vegan saudável. O meu objetivo principal é mostrar que uma alimentação sem ingredientes de origem animal, desde que bem planeada, apresenta inúmeros benefícios para a nossa saúde e bem-estar. Não defendo o consumo de produtos de origem animal, de produtos demasiado processados e refinados, de gorduras trans e hidrogenadas e de açúcares refinados, por exemplo. Conheço os vários benefícios de uma alimentação 100% vegetal saudável e sei distinguir um bom de um mau produto ao olhar para a lista de ingredientes. De forma geral, interesso-me por temas relacionados com alimentação e nutrição, estou atenta aos novos estudos, às modas, às tendências e ao mercado. Apesar de não ser nenhuma expert na área, tenho sentido crítico e debruço-me muito sobre um tema até formar a minha opinião.
Posto isto, seria de esperar que na minha alimentação só entrassem ingredientes saudáveis, certo? Embora a maioria da minha ingestão calórica diária seja feita com alimentos saudáveis, por vezes sinto vontade de comer aquilo que sei que não me faz especialmente bem.
Há uns dias fiz este bolo de bolacha e apeteceu-me imediatamente fotografá-lo de tão bonito que ficou. Já não me lembrava sequer da última vez que o tinha feito.
Ainda levei uns minutos a pensar se deveria ou não partilhá-lo com vocês. Afinal, este blogue é de receitas saudáveis, o meu livro idem, e todo o meu trabalho anda de mãos dadas com a alimentação (vegan) saudável.
No entanto, decidi aproveitar este momento para partilhar esta pequena reflexão com vocês. Apesar da receita de hoje não representar aquilo que costumo divulgar, representa a minha realidade. E a realidade é que, tal como muitos de vocês, também eu saio fora do meu padrão alimentar normal em alguns momentos. Seja porque é "dia de festa" ou porque simplesmente me apetece, a verdade é que esses momentos acontecem. E não há nada de errado nisso.
Podem ser vários os motivos que nos levam a comer alimentos não saudáveis. O desconhecimento, a preguiça, as emoções e as memórias são um bom exemplo. E foram as memórias que tenho ligadas a este bolo que despoletaram uma enorme vontade interior de o fazer. E quando isto acontece, permito-me comer sem culpas e sem julgamentos. A isto chamo de consciência alimentar. Termos o conhecimento suficiente para fazer escolhas conscientes. Saber sempre o que estamos a comer. Distinguir o ato de nutrir e alimentar da gula. Porque sim, a grande maioria de nós tem noção que o açúcar (entre outros) não alimenta ninguém. :) O segredo está no equilibrio.
Bolo de bolacha vegan
Tempo de preparação: 30 minutos
Faz 1 bolo miniatura (temos de controlar a gula, não é?:))
Ingredientes
1 pacote de "bolacha maria" vegan (usei integral)
1 chavena (cup) de café quente
100gr creme vegetal para barrar (sem óleos hidrogenados)
70gr açúcar amarelo
Pepitas de cacau cru para o topping
Preparação
Bata o creme vegetal (à temperatura ambiente) com o açúcar amarelo, até formar um creme.
Prepare o café bem forte e adicione uma pequena parte (2 a 4 colheres de sopa) ao creme. Misture e reserve.
Num prato, disponha uma camada de bolachas embebidas no café quente e espalhe uma porção de creme por cima. Repita o processo até terminar.
Finalize com pepitas de cacau cru no topo do bolo e leve ao frigorífico até servir.
Espero que tenham gostado desta partilha e que se deliciem com este bolo de bolacha! :)
Até breve!