Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Cozinha Verde

A Cozinha Verde, da autoria de Filipa Range, tem como principal missão inspirar os portugueses a adotar hábitos alimentares mais saudáveis, ecológicos e compassivos, através da cozinha vegan.

Qua | 30.05.18

Bolinhas de aveia doces (para toda a família)

 

IMG_2797.JPG

 

A propósito do Dia da Criança (1 de Junho), a Iswari está a organizar um evento muito giro destinado a famílias com crianças, com o objetivo de aproximar os mais novos de uma alimentação mais saudável e de um estilo de vida em comunhão com a Natureza. O Mini Festival O pequeno Buda acontece já no próximo dia 2 de Junho, no Parque Florestal de Monsanto e a entrada é gratuita! 

 

A convite da marca, vou lá estar da parte da manhã a fazer dois showcookings destinados às mamãs e papás, enquanto os pequenos Budas se divertem num workshop só para deles. Estas Bolinhas de Aveia, Banana e Maçã são uma das receitas que criei para este evento e que vão poder provar no sábado, se aparecerem por lá... :)

IMG_2792.JPG

 

Esta é uma sugestão de lanche para bebés e crianças que todos os adultos vão querer provar. Cá por casa ficámos todos fãs e foi difícil convencer o Lourenço a deixar algumas bolinhas de parte para fotografar (é o maior devorador de "trufas" de sempre!)

 

Geralmente costumo fazer estas bolinhas com frutos secos na base (como nestas Trufas de caju e cenoura), mas desta vez decidi utilizar a aveia e adorei o resultado final. Quem me conhece e acompanha A Cozinha Verde, sabe que adoro receitas simples e práticas, e esta não foi exceção. Em 5 minutos, têm um lanche saudável pronto para toda a família! Agora tomem nota:

 

IMG_2788.JPG

 

Bolinhas de aveia doces

+ 1 ano

sem glúten, sem açúcar, cruas

tempo de preparação: 5 minutos

faz 15 bolinhas

 

Ingredientes 

Para as bolinhas:

½ cup flocos de aveia germinada (sem glúten)

½ cup tâmaras

2 colheres de sopa pequeno Buda Banana Maçã (trigo sarraceno moído, farinha de banana, chufa moída, lúcuma em pó, sementes de linhaça moídas, maçã)

1 colher de sopa coco ralado

1 pitada de canela moída

 

Ideias para o topping:

Sementes de cânhamo descascadas

Coco ralado

Farinha de alfarroba

Cacau cru em pó (+2 anos)

Frutos secos moídos

Bagas goji moídas

 

Preparação

Descaroçe as tâmaras e coloque-as numa taça com água morna. Reserve.

Coloque os flocos de aveia no processador e triture até obter uma farinha. 

Entretanto, descarte a água das tâmaras e adicione-as ao processador, seguidas dos restantes ingredientes.

Triture até obter uma massa consistente e moldável. Se necessário, acrescente um pouco de água durante o processo para facilitar a liga (com cuidado, para não ficar com uma massa demasiado mole).

Depois, faça pequenas bolas com as mãos e passe nos seus toppings preferidos (utilizei sementes de cânhamo descascadas).

Leve ao frigorífico até servir ou congele, para ter um lanche rápido sempre à mão para si e/ou para os seus filhos.

 

Dicas:

Estas bolinhas aguentam 1 semana no frigorífico e 3 meses no congelador, desde que bem acondicionadas.

Pode substituir a mistura utilizada nesta receita (Pequeno buda Banana e Maçã) por coco ralado ou farinha de alfarroba, por exemplo, para um resultado diferente e não menos apetitoso.

 

Espero que gostem!

Filipa

IMG_2814.JPG

IMG_2816.JPG