A Cozinha Verde, da autoria de Filipa Range, tem como principal missão inspirar para a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis e sustentáveis, através da cozinha vegan.
Hoje trago-vos umas bolachas integrais energéticas e nutritivas. A canela já conhecemos bem, mas já ouviram falar dos benefícios do guaraná e do melaço?
Guaraná
O guaraná, proveniente do Brasil, é uma das plantas mais ricas em cafeína! Estimulante e renovador, contribui para o aumento da resistência física e mental, retardando a fadiga e aumentando a rapidez e clareza dos pensamentos.
Para além disso, estimula o apetite, combate o envelhecimento precoce, ajuda o organismo na desintoxicação do sangue, regula o ritmo cardíaco, combate a obesidade, a dispepsia (dificuldades digestivas) e a arteriosclerose.
A planta do guaraná, considerada como adaptogénia (reforça o organismo), é utilizada para tratamento de enxaquecas e nevralgias, Também é utilizada como diurético e anti-diarreico.
Deve ser consumido com moderação, respeitando as doses diárias recomendadas (cerca de 1g/dia), visto que o seu consumo em excesso pode provocar alguma dependência, assim como o café.
Nota: Não deve ser consumido por mulheres grávidas ou a amamentar.
Melaço de Cana
O melaço de cana funciona com um substituto do açúcar, e pode ser usado como adoçante em bebidas ou na elaboração de doçaria e pastelaria. É obtido a partir da cana de açúcar, sendo esta esmagada entre rolos e posteriormente comprimida de forma a libertar o sumo.
Ao contrário do açúcar refinado, vazio de nutrientes, o melaço é um produto bastante energético e uma boa fonte de cálcio, magnésio, potássio e ferro.
Bolachas integrais de Guaraná e Canela
Rende aprox. 15 bolachas
Tempo de preparação: 25 minutos
Ingredientes
1/4 chávena (cup) de açúcar integral de cana (mascavado)
1/2 colher de chá de bicabornato de sódio
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de chá de guaraná em pó
uma pitada de sal marinho integral
2 a 3 colheres de sopa de melaço de cana
1/4 chávena (cup) de azeite extra virgem (ou óleo de girassol prensado a frio)
1 colher de sopa de sementes de linhaça moídas (misturar numa taça a linhaça com 3 colheres de água e reservar)
1 chávena (cup) de farinha de espelta integral
Preparação:
Pré-aquecer o forno a 180º.
Numa taça, junte o açúcar de cana, o bicabornato, a canela, o guaraná, o sal, o melaço, o azeite e a linhaça, e mexa bem com uma vara de arames. Junte a farinha e envolva, até formar uma massa consistente.
Com as mãos, molde pequenas bolinhas, até terminar a massa, e disponha-as num tabuleiro forrado com papel vegetal.
Leve ao forno entre 12 a 15 minutos, até as bolachas aumentarem de tamanho e dourarem.
Que bolachas lindas, o melaço dá uma cor fantástica! E o guaraná é realmente cheio de boas propriedades, mas eu não posso toma, usei na faculdade durante a época de exames e dava-me taquicardia :S por isso quando experimentar esta receita vou ficar-me pela canela ;) ai, já me está a dar vontade de trincar uma eheh
Na sequência da minha mudança para um estilo de vida vegan em 2013, nasceu este blog com o objetivo de te inspirar para a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis, sustentáveis e compassivos.