Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Cozinha Verde

A Cozinha Verde, da autoria de Filipa Range, tem como principal missão inspirar para a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis e sustentáveis, através da cozinha vegan.

Seg | 30.11.20

Bife de seitan à portuguesa

 

Há 6 meses que não vinha a este cantinho, desde a partilha do bolo de noz e banana. A verdade é que a pandemia veio alterar todos os meus planos, e com tanta mudança a acontecer o tempo para publicar no blog acabou por ficar um bocadinho para segundo plano. 

 

Como alguns de vocês já deverão saber, nos últimos meses apostei no serviço de delivery da cozinha verde, que tem exigido uma grande dedicação de tempo. Espero em breve conseguir organizar-me para voltar a fazer publicações mais regulares.

 

Hoje partilho com vocês uma receita que adoro e que está no meu livro "Desafio vegan em 15 dias"

A propósito, se ainda não conheces os meus livros, hoje estão ambos com um desconto de 20% e portes gratuitos no site da wook! Espreita aqui

 

E agora, a receita deste prato simples e maravilhoso...

Bife de seitan à portuguesa3531©MárioCerdeira.jpg

Bife de seitan à portuguesa

Serve 4 pessoas, vegan

Tempo total: 45 minutos (inclui marinada)

 

Ingredientes

500g seitan fresco 

2 dentes de alho esmagados

2 folhas de louro

1 colher de chá de paprica

2 colheres de chá de paprica fumada

Pimenta-preta q.b.

1/3 de chávena (80ml) de vinho branco

Sumo de 1 limão pequeno

2 colheres de sopa (30ml) de molho de soja

1 colher de sopa (15ml) de azeite virgem extra

1 colher de sopa (15g) de margarina vegetal

 

Preparação

Corta o seitan em fatias e coloca-as num recipiente largo. Adiciona o alho esmagado, o louro, as especiarias, o vinho branco, o sumo de limão e o molho de soja. Envolve bem e deixa marinar durante 30 a 60 minutos.

Aquece o azeite numa frigideira e cozinha as fatias de seitan, cerca de 2 minutos de cada lado, até dourar. Transfere os bifes de seitan para uma travessa. Na mesma frigideira, adiciona os alhos, o louro e os líquidos da marinada. Adiciona a margarina vegetal e deixa ferver. Desliga o lume e verte o molho por cima do seitan.

 

Dica 1: Acompanha com batata a murro e grelos salteados com azeite e alho. Fica uma delícia! Não esqueças que aproximadamente metade do teu prato deve ser composto por vegetais!

Dica 2: Podes substituir o seitan pelo tofu nesta receita. No entanto, o seitan apresenta uma textura mais parecida à carne, caso o teu objetivo seja recriar o melhor possível o prato "original".

Dica 3: Utiliza um seitan fresco e evita os de conserva. As marcas que recomendo são: biodharma, shambala e próvida. Atenção que a qualidade do seitan utilizado faz diferença no resultado final.

 

Espero que gostes desta receita e que a reproduzas em casa. Vais ver que é mesmo simples de fazer e que o resultado te vai surpreender!