Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Cozinha Verde

A Cozinha Verde, da autoria de Filipa Range, tem como principal missão inspirar para a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis e sustentáveis, através da cozinha vegan.

Seg | 23.03.20

Barritas vegan de caju e coco | 3 ingredientes

 

Coquinhos019©MárioCerdeira.jpg

 

Para alegrar estes dias, partilho convosco a receita de um delicioso snack para fazerem nesta quarentena! Leva apenas 3 ingredientes, faz-se em menos de 10 minutos e garanto que satisfaz a vontade de atacar o açúcar! :) É normal que, aumentando os nossos níveis de ansiedade, aumente também o desejo por alimentos doces. As frutas são por isso uma boa forma de contornar estes desejos de uma forma mais equilibrada.

 

Se como eu, tiverem filhos em casa, esta receita pode tornar-se numa excelente atividade familiar, já que as crianças podem mexer na massa e moldá-la - em barritas, mas também em bolinhas ou outras formas engraçadas com a ajuda de moldes!

  

Vamos à receita...

 

Barritas vegan de caju e coco | Coquinhos

Sem glúten, sem açúcar, cru

Faz 6 unidades

Tempo total: 10 minutos

 

Ingredientes

1/2 chávena (100g) de tâmaras 

1/4 de chávena (40g) de cajus sem sal

1/2 chávena (40g) de coco ralado 

 

Preparação

Comece por colocar as tâmaras descaroçadas de molho em água quente por 10 minutos. De seguida, triture os cajus num processador/picador até obter um granulado húmido. Adicione as tâmaras, previamente hidratadas e cortadas em pedaços, o coco ralado e triture até que a massa ligue (deverá formar uma bola dentro do processador/picador).

 

De seguida, forre uma forma pequena com papel vegetal. Distribua a massa por toda a superfície da forma e compacte-a bem. Polvilhe com coco ralado (opcional) e leve ao frigorífico um pouco. Depois, corte em 6 partes iguais.

 

Em alternativa, faça pequenas bolinhas com a massa e passe-as por coco ralado ou outro topping da sua preferência (sementes de cânhamo descascadas, frutos secos moídos, alfarroba ou cacau em pó, etc).

 

Nota: Conservar no frigorífico (até uma semana) ou congelar.

 

Espero que gostem desta receita! Se a fizerem ou recriarem, partilhem comigo as vossas fotografias! Se tiverem alguma dúvida, deixem nos comentários. 

*Fotografia de Mário Cerdeira para o livro "Desafio Vegan em 15 dias"

 

Outras sugestões deliciosas:

Bombons de coco e chocolate branco

Energy balls de cacau e avelã

Cones da Páscoa recheados

Barras energéticas de noz, damasco e sementes de abóbora

 

 

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Filipa Range

    11.01.21

    Olá Vera, obrigada pelo feedback! Em relação à textura, as tâmaras poderão ter ficado hidratadas de mais e desta forma poderão ter conferido demasiada humidade à massa. Poderá também ter triturado a massa em demasia o que libertaria mais água e gordura (dos cajus). Poderá também colocar as barritas no frigorífico antes de servir, para endurecer um pouco. Espero ter ajudado! :)
  • Comentar:

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.