Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Cozinha Verde

A Cozinha Verde, da autoria de Filipa Range, tem como principal missão inspirar para a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis e sustentáveis, através da cozinha vegan.

Qui | 11.04.19

Almôndegas de lentilhas e noz

Almondegas de Lentilhas e Noz-3©MárioCerdeira.jpg

 

Hoje trago-vos mais uma receita fácil e deliciosa. Uma alternativa às almôndegas de carne, feita com lentilhas e nozes. Embora adore esta combinação lentilhas + noz, podem substituir as lentilhas por outra leguminosa da vossa preferência (feijão, grão,...) e as nozes por outro fruto seco moído (caju, amêndoa, avelã...). 

 

A liga destas âlmondegas é feita com as nozes e as sementes de linhaça moídas.  

 

Esta é daquelas receitas práticas para fazer em maior quantidade, pois podem congelar para as vossas refeições da semana. E por falar em #mealprep, no dia 18 de Maio vamos ter a 2ª edição em Lisboa do Workshop "Marmitas para Todos os Dias"! As inscrições já estão abertas e podem consultar o prgrama aqui. :)

 

Almondegas de Lentilhas e Noz-2©MárioCerdeira (2).jpg

 

Receita - Almôndegas de lentilhas e noz

Faz 15 unidades

Sem glúten

Tempo total: 30 minutos

 

Ingredientes

2 dentes de alho picados

1 cebola pequena picada

2 chávenas de lentilhas castanhas cozidas

1 mão-cheia de salsa fresca picada

Sal marinho q.b.

Pimenta-preta q.b.

¼ de colher de chá de pimenta-de-caiena

2 colheres de sopa de levedura nutricional (opcional)

1/3 de chávena de nozes moídas

1/3 de chávena de sementes de linhaça moídas

 

Preparação

Num processador, junte todos os ingredientes (à excepção da noz e da linhaça). Triture tudo até formar uma pasta homogénea.

Transfira a mistura para uma tigela grande. Adicione a noz moída e a linhaça. Envolva tudo muito bem com as mãos. A massa deve ficar firme e maleável. Caso seja necessário, acrescente mais linhaça para ajustar a consistência.

Molde pequenas bolas com as mãos.

Transfira as almôndegas para um tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno, previamente aquecido a 180º, durante cerca de 20 minutos (deve virá-las a meio do tempo) ou até se apresentarem ligeiramente douradas.

Dicas:

Sirva as almôndegas com um molho de tomate caseiro, esparguete integral (ou noodles de curgete) e parmesão de noz (receita no livro "A Cozinha Verde")

 

Espero que gostem desta receita! Se a fizerem ou recriarem, partilhem comigo as vossas fotografias! Se tiverem alguma dúvida, deixem nos comentários abaixo. 

 

*Fotografias por Mário Cerdeira para o livro A Cozinha Verde

9 comentários

Comentar post