Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Cozinha Verde

A Cozinha Verde, da autoria de Filipa Range, tem como principal missão inspirar para a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis e sustentáveis, através da cozinha vegan.

Qua | 25.04.18

A melhor Mousse de Chocolate e Amendoim (4 ingredientes)

IMG_2183v1.jpg

IMG_2186v1.jpg

IMG_2188v1.jpg

IMG_2162v1.jpg

IMG_2169v1.jpg

IMG_2179v1.jpg

 

Tenho de vos confessar. O chocolate é bem capaz de ser dos meus maiores guilty pleasures. Quando adotei uma alimentação vegetariana, invariavelmente deixei de consumir a grande maioria dos produtos com chocolate que faziam parte da minha lista de perdições. O leite era um ingrediente comum a quase todos eles. Se no início me custou dizer adeus aos gelados e a todos os Twix e Mars desta vida, ao fim de algum tempo agradeci a sério a minha mudança alimentar! 

Com a descoberta de uma alimentação mais saudável, livre de açúcares refinados e produtos excessivamente industrializados, o meu corpo comecou a agradecer estes novos hábitos. Na cozinha, comecei a criar os meus novos guilty pleasures, handmade e com ingredientes que conseguia identificar, muito menos prejudiciais para a saúde. 

O chocolate de culinária com baixa percentagem de cacau e rico em açúcar, foi substituido por um chocolate com pelo menos 70% de cacau, sem açúcares refinados e gorduras trans. Ainda há pouco tempo vos falei aqui da minha marca de chocolate culinária favorita do momento!

Como fã assumidíssima de chocolate, é claro que a mousse só podia ser das minhas sobremesas favoritas! Acho que já fiz esta receita de todas as formas e feitios. Com abacate, com aquafaba*, e mais recentemente com tofu sedoso (silken tofu, em inglês), que já estava na minha wish list há bastante tempo! Devo dizer que esta última versão me surpreendeu bastante e é bem capaz de ter destronado o abacate do pódio! 

 

* A aquafaba é o substituto vegan das claras em castelo. Faz-se a partir da água de cozedura de leguminosas, como o grão-de-bico. Depois de batida, esta água transforma-se numa réplica das claras em castelo e pode ser utilizada em inúmeras receitas como substituto do ovo!  

IMG_2108v1.jpg

IMG_2110v1.jpg

IMG_2115v1.jpg

IMG_2107v1.jpg

 

O tofu sedoso é mais cremoso do que a versão tradicional, e encontra-se geralmente em supermercados biológicos ou lojas de produtos orientais. É determinante para dar a cremosidade necessária a esta mousse. E para quem está a torcer o nariz e a pensar: "o quê, tofu numa mousse???", acreditem que o sabor deste tofu é tão suave que nem vão perceber que ele ali está! Vão poder deliciar-se com uma das melhores mousses de chocolate e amendoim de sempre, rica em proteína e ácidos gordos insaturados e sem culpas! Querem melhor notícia do que esta?

Para além disso, esta mousse conta apenas com 4 ingredientes e demora 10 minutos a fazer! 

 

 Receita passo-a-passo:

 

1. Triture o tofu sedoso no processador de alimentos até ficar bem cremoso.

IMG_2120v1.jpg

2. Adicione a manteiga de amendoim natural (100% amendoins tostados e sal marinho) e triture de novo. Depois, adoce a gosto com xarope de ácer.

IMG_2128v1.jpg

IMG_2132v1.jpg

IMG_2142v1.jpg

3. Derreta o chocolate em banho-maria e envolva cuidadosamente no preparado anterior. Se preferir uma mousse menos consistente, adicione bebida vegetal a gosto, até obter a consistência desejada (esta mousse depois de ir ao frio fica bem firme!)

IMG_2145v1.jpg

IMG_2156v1.jpg

4. Na hora de servir, junte os seus toppings preferidos. Nesta mousse, utilizei sementes de cânhamo, pepitas de cacau cru, Mix d'Amor e framboesas. 

IMG_2165v1.jpg

IMG_2176v1.jpg

IMG_2163v1.jpg

IMG_2161v1.jpg

IMG_2158v1.jpg

 

 E agora, tomem nota da receita que promete deixar-vos viciados! Fico à espera do vosso feedback. :)

 

Mousse de Chocolate & Amendoim

vegan, sem açúcares refinados

serve 4 pessoas

tempo de preparação: 5 minutos

tempo de confeção: 10 minutos

 

Ingredientes

280gr (1 embalagem) de tofu sedoso 

1/3 cup (chávena) de manteiga de amendoim natural

2 a 4 colheres de sopa de xarope de ácer (ajuste a quantidade de acordo com o seu gosto)

100gr chocolate culinária 70% cacau biológico 

Bebida vegetal a gosto (opcional)

Toppings a gosto:

Sementes de cânhamo descascadas** 

Pepitas de cacau cru**

Mix d'Amor**

- Framboesas frescas bio

 

** Encontram todos estes toppings à venda na loja online da Iswari (ver links acima). Para terem 10% de desconto, utilizem o cupão CVERDE

 

Preparação

Retire o tofu sedoso da embalagem, descartando a água. Triture o tofu no processador de alimentos, até ficar cremoso. Adicione a manteiga de amendoim e triture de novo, até obter uma consistência homogénea. Adoçe a seu gosto com o xarope de ácer e volte a triturar.

Transfira a mousse para uma taça de mistura média. Reserve.

Entretanto, parta o chocolate em pedaços e derreta-o em banho-maria. Adicione o chocolate derretido à mistura anterior e envolva bem com uma espátula ou colher. 

Distribua a mousse por taças individuais e leve ao frigorífico até à hora de servir.

Junte os seus toopings preferidos e delicie-se com a melhor mousse de chocolate e amendoim vegan!

 

Nota final: esta mousse depois de ir ao frio fica bem firme e consistente! Pode adicionar qualquer bebida vegetal (não açúcarada) a gosto, até obter a consistência que deseja. 

 

Vai uma colherada?

IMG_2191v1.jpg

9 comentários

Comentar post