Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Cozinha Verde

A Cozinha Verde, da autoria de Filipa Range, tem como principal missão inspirar para a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis e sustentáveis, através da cozinha vegan.

Seg | 14.07.14

A "dieta" que mudou a minha vida

 
Há um ano e meio atrás, tomei uma decisão que mudou o rumoda minha vida. Uma decisão que me transformou por fora e por dentro. Que metornou mais humana. Mais apaixonada. Mais saudável. Mais feliz. Uma decisão queme fez descobrir o meu propósito de vida. Que me fez descobrir a mim mesma. Háum ano e meio atrás, tomei a decisão de ser vegan.
 
Para mim, ser vegané ter compaixão por todos os seres sencientes que vivem neste mundo. Édescobrir que, apesar das nossas diferenças, existe uma coisa que nos une atodos: o direito à vida. E foi por este motivo que passei a fazer umaalimentação estritamente vegetariana e que eliminei do meu estilo de vida tudoaquilo que de alguma forma causasse sofrimento animal. Continuo a perguntar amim mesma porquê aquele dia, porque não mais cedo, ou mais tarde. 
 
Estouconvencida de que todos nós temos um momento para despertar. E aquele foi o meumomento.  O momento em que questioneitudo aquilo que me tinha sido ensinado desde que nasci. O momento em quedescobri, por mim mesma, que nada daquilo fazia sentido para mim. Que nãoqueria, nem podia, continuar a fechar os olhos a toda a crueldade que existia àminha volta, e da qual eu fazia parte.
 
Rapidamente descobri os benefícios que a alimentação vegan poderia trazer à minha saúde. Háum ano e meio que não tomo medicamentos nem fico doente. Sinto-me rejuvenescidae cheia de energia. Perdi os 10 quilos que tinha a mais. A minha pele estáconstantemente hidratada, o meu cabelo mais forte. E o meu corpo está nutrido,sem carências de qualquer tipo. Comecei a estudar bastante sobre nutrição, edescobri assim a minha paixão: a cozinha. Descobri uma alimentação saudável, criativa, deliciosae bonita. Que faz bem ao meu corpo e à minha mente. Que me deixa feliz e daqual consigo retirar o máximo prazer, sem causar sofrimento.
 
Para explicar sucintamente a alimentação que faço, aproximadamente80% da minha ingestão calórica diária é feita através de frutas, legumes,leguminosas, cereais integrais e oleaginosas. Alimentos puros e frescos, no seuestado natural e preferencialmente biológicos. Na restante percentagem incluoalguns alimentos processados, como os leites, queijos e iogurtes vegetais,açúcares não refinados (aqui a geleia de agave ou de arroz são as minhasalternativas preferidas), farinhas e pão integral, azeite e óleos não refinados(prensados a frio), molho de soja, tofu e seitan, entre outros exemplos. Aideia é comer os alimentos o mais próximo possível do seu estado natural, semquímicos, corantes ou adoçantes, e sempre de origem vegetal.
Com esta alimentação, consigo todos os nutrientes que o meu corpoprecisa para funcionar corretamente e ser saudável. O truque é fazer umaalimentação o mais variada possível, sem cair no erro de consumir sempre osmesmos alimentos.  Para além disso, bebobastante água e chás. Eliminei os refrigerantes e bebidas com álcool só emocasiões especiais.
 

O meu objetivo com este post não é fazer com que tomem a decisão que eu tomei, porque como disse atrás, acredito que todos nós temos o nosso momento de despertar, e esse momento é só nosso, e tem de partir de nós. O meu objetivo é somente incentivá-los a descobrir esta alimentação, a experimentá-la e a sentir na pele todos os benefícios que ela nos pode trazer.

Porque, como costumo dizer: “nós somos o que comemos”.

9 comentários

Comentar post