Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Cozinha Verde

A Cozinha Verde, da autoria de Filipa Range, tem como principal missão inspirar para a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis e sustentáveis, através da cozinha vegan.

Qui | 20.06.19

5 produtos de limpeza e higiene vegan e sustentáveis

8b7c8a9e8295d119275a54db7326bbcfd4a3457e0d493c766c186f84ec126078.jpg

 

Na sequência de um dos últimos artigos que publiquei no blog “15 coisas que aprendi com o estilo de vida vegan”, trago hoje um tópico fora da alimentação, mas que considero ser bastante útil para quem procura soluções cruelty free, amigas do ambiente e económicas noutras áreas da sua vida.

No dia-a-dia todas as minhas escolhas têm como premissa evitar a crueldade animal. Para além disto, preocupa-me o impacto dos produtos que utilizo no meio-ambiente a na saúde.

 

Vegan e cruelty-free

Existem vários produtos do nosso quotidiano que contém na sua composição ingredientes de origem animal e/ou foram testados em animais.

Quando preciso de comprar algum produto procuro que este cumpra com os seguintes critérios: não ter ingredientes de origem animal e não ser testado em animais. Dito por outras palavras, que seja vegan e cruelty free. Pode acontecer que esta informação não venha mencionada e nesse caso contacto a marca. Na dúvida, opto por outro produto. A verdade é que já existem inúmeras opções de produtos vegan e cruelty-free no mercado o que facilita imenso a nossa escolha. O mercado vegan tem vindo a crescer imenso nos últimos anos e hoje é já possível ter acesso a produtos sem crueldade e com preços competitivos. É claro que tudo depende das nossas escolhas! O que me leva ao tópico seguinte.

 

Produtos mais ecológicos e económicos

Com as escolhas certas, é possível encontrar opções de cosmética, higiene pessoal e até limpeza da casa mais sustentáveis e muito económicas. Partindo da premissa menos é mais, é possível reduzir os nossos armários lá de casa a alguns produtos que sejam versáteis e permitam diferentes utilizações. 

De seguida destaco alguns dos produtos que utilizo no meu dia-a-dia:

 

Nozes de saponária

Utilizo com frequência as nozes de saponária como alternativa ao detergente da roupa. Com o líquido fervido destas nozes podem também fazer um detergente multiusos para utilizar na limpeza da casa, do carro ou até do vosso animal de estimação. Se borrifarem nas plantas, afastam também os insectos. Estas nozes são naturais, antialérgicas e uma opção muito mais sustentável do que a maioria dos detergentes convencionais. No entanto, alerto para o facto de não tirarem nódoas (pelo menos comigo ahah). Costumo comprar em caixas de cartão em supermercados biológicos.

 

Vinagre 

É um poderoso desinfetante e desengordurante multiusos para a limpeza da casa. Utilizo-o para lavar diariamente o chão, casas de banho, bancadas da cozinha e fogão. No entanto, para limpezas mais profundas e forno utilizo um desengordurante vegan que compro nos supermercados biológicos.

Para além das suas características de limpeza, o vinagre serve também como alternativa ao amaciador da roupa (podem colocar umas gotinhas de óleo essencial se quiserem que fique com cheiro) e é um repelente natural de formigas. Na cozinha, podem também utilizá-lo para desinfetar os alimentos.

 

Bicarbonato de sódio

Quando aliado ao vinagre, ajuda a tirar nódoas/manchas ou a desentupir canos. É ótimo para retirar sujidade mais incrustada e funciona bem em praticamente todas as superfícies. Quando utilizo as nozes de saponária em roupa mais suja, junto também um pouco de bicarbonato para potenciar o efeito da lavagem. Compro o bicarbonato em sacos grandes numa drogaria.

 

Sabonetes sólidos e de base vegetal

Substituir os sabonetes líquidos/gel de duche/shampoos por sabonetes sólidos e de base vegetal é uma opção mais económica e amiga do ambiente. Já há vários anos que substituí os sabonetes líquidos cá de casa por sabonetes sólidos. Encontram com facilidade sabonetes vegan (sem glicerina de origem animal) no mercado, inclusive de marcas portuguesas como a Confiança. Confesso que ainda não me rendi ao shampoo sólido, pois não acho tão prática a sua utilização e ainda não encontrei um que reagisse bem no meu cabelo, mas conheço vários testemunhos de pessoas que usam e que adoram!  

 

Sabão de Marselha

Há muito tempo que utilizo este sabão para retirar as nódoas da roupa. Tenho o cuidado de optar por um que não contenha óleo de palma. Esfrego gentilmente um pouco do sabonete diretamente na roupa e de seguida lavo-a na máquina. Funciona na perfeição para a grande generalidade das nódoas e é uma opção mais natural e sustentável do que os tira-nódoas comuns.

 

E vocês, o que costumam utilizar nas vossas casas? Deixem-me as vossas dicas (ou dúvidas) nos comentários! 

 

14 comentários

Comentar post