Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Cozinha Verde

A Cozinha Verde, da autoria de Filipa Range, tem como principal missão inspirar para a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis e sustentáveis, através da cozinha vegan.

Qui | 04.04.19

5 dicas para visitar Zurique (roteiro vegan)

IMG_5989.JPG

 

Nos últimos dias voámos até à Suiça para uma escapadinha de 5 dias. Ficamos hospedados em casa de uns amigos, em Brugg, a cerca de 30 minutos de Zurique e de Lucerne. Fiquei encantada com os locais que visitámos e com vontade de conhecer mais daquele país. Estivemos lá de 28 de Março a 2 de Abril e tivemos a sorte de apanhar um maravilhoso tempo de primavera, com dias quentes e solarangos e temperaturas mínimas suportáveis. A Suiça é lindíssima e tem paisagens naturais e culturais de cortar a respiração. Ali respira-se segurança e tranquilidade. Sinto que não podia ter escolhido melhor sítio para esta pausa!

Neste post, enumerei algumas dicas úteis para visitar Zurique, sendo que a maioria se aplica aos restantes locais onde estivémos.

 

1. Transportes

Como estivemos em Zurique em dois momentos distintos durante a viagem (1 noite para jantar e no último dia), optámos por conhecer a cidade a pé. No entanto, caso pernoitem na cidade, podem optar por comprar o Zurich Card, um passe de 24 ou 72 horas que vos dá acesso gratuito a todos os transportes públicos, entradas e descontos em museus, restaurantes, entre outros serviços. Podem também alugar uma bicicleta, um dos meios de transporte mais famosos por toda a Suiça. 

Em aproximadamente 10 horas, percorremos a pé o centro histórico de Zurique (concentrado nas margens do rio Limmat) e principais pontos de interesse , passeámos junto ao famoso Lago (Zurich Lake) e conhecemos Zurich West, uma zona mais alternativa da cidade e muito ligada às artes. Ficou por ver de perto a Universidade de Zurique, por onde passaram personalidades como Albert Einstein.

 

 

 

2. Zurich West - o lado mais alternativo da cidade

Uma antiga zona industrial completamente fora do padrão suiço, mas onde se concentram projetos mais alternativos, vegan e eco-friendly. Nesta zona, encontram várias lojas em segunda mão, uma horta comunitária no meio de um espaço de bares e discotecas, uma loja de acessórios feitos com produtos reciclados dentro de um contentor com vista panorâmica, entre outros projetos diferentes e sustentáveis.  

 

 

3. Água da fonte 

Encontrámos inúmeras fontes em todas as cidades onde estivemos. Zurique, por exemplo, tem mais de 1000 fontes de água potável espalhadas pela cidade! Andei sempre com a minha garrafa reutilizável e enchia sempre que precisava. Tendo em conta os preços praticados na Suiça, esta acaba por ser uma boa forma de poupança, económica e ambiental! 

 

IMG_20190402_144653 (1).jpg

 

4. Hiltl - o restaurante vegetariano mais antigo do Mundo!

Ponto de paragem obrigatório para vegetarianos e vegans! Esta foi das poucas refeições que fizemos fora durante a viagem e recomendo muito. O restaurante é conhecido pelo buffet com mais de 100 pratos (cerca de 70% são vegan), apesar de também ter serviço à carta. O buffet à descrição custa 60CHF (francos suiços) e inclui pratos frios e quentes, sobremesas e pães variados. Se não quiserem perder a cabeça com as bebidas, no interior do restaurante está disponível uma torneira de água potável com copos biodegradáveis, para uso dos clientes.Têm também serviço de take away em embalagens ecológicas. O restaurante tem 2 pisos (ficámos no superior) e a partir das 23h funciona como bar/discoteca. Se a vossa conta for igual ou superior a 50CHF, têm acesso gratuito ao bar depois do jantar.

 

 

5. Chocolate suiço vegan

Sendo a Suiça tão conhecida pelo chocolate de leite, tinha como objetivo descobrir durante a viagem a oferta destes chocolates numa versão cruelty-free. Não foi tarefa fácil. Não queria o chocolate negro (mais fácil de encontrar sem leite), mas sim um chocolate de leite vegan. Acabei por encontrá-lo no Migros, uma cadeia de supermercados suiça. São biológicos, fabricados na Suiça, em conta e deliciosos! 

IMG_20190404_125427 (2).jpg

 

Notas:

Durante a nossa viagem, para além de Zurique, visitámos Lucerne, Bruug e Baden. 

Na última galeria deixo-vos algumas imagens destes últimos 3 locais. 

 

Se tiverem dúvidas ou outras dicas a acrescentar, partilhem comigo nos comentários abaixo. :)