Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Cozinha Verde

A Cozinha Verde, da autoria de Filipa Range, tem como principal missão inspirar para a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis e sustentáveis, através da cozinha vegan.

Seg | 26.03.18

Cupcakes de Limão com Chocolate de Alfarroba & Limão

IMG_20180322_165132_528.jpg

 

Recentemente fui desafiada pela Casa do Bosque para criar uma receita com os seus deliciosos chocolates crus e biológicos. O desafio, prontamente aceite, resultou nestes maravilhosos cupcakes vegan que vêm na foto. 

 

Para quem ainda não conhece, a Casa do Bosque é uma marca portuguesa que produz chocolates artesanais. Mas estes não são uns chocolates quaisquer! Para além de serem vegan (100% vegetais), sem glúten e biológicos, estes chocolates têm como ingrediente principal a... Alfarroba! 

 

Somos uma marca exclusivamente Vegan, por razões éticas, e ecológicas. Os nossos produtos têm certificação Biológica, para que estes cheguem ao consumidor no seu explendor, e para que dessa forma a montante de nós, o meio ambiente seja mais poupado e permaneça mais salutar. Produzimos um chocolate singular, onde conjugamos cacau com alfarroba, uma matéria-prima de excelentes propriedades nutricionais. Esta vagem típica da região Mediterrânica, era em tempos vendida nas ruas como um doce, ou um snack entre uma refeição e outra.

IMG_20180316_150351_036.jpg

 

Este é um projeto que acompanho com muito carinho desde que nasceu, em 2014. Já levei várias vezes estes chocolates para os meus workshops e foram sempre um sucesso entre os participantes! São de facto deliciosos, têm imensa qualidade e acima de tudo, é perceptivel o empenho dos seus criadores no resultado final do produto. O packaging é amoroso e todos os chocolates trazem uma mensagem inspiradora no seu interior. Não foi por isso surpresa terem terem sido distinguidos, em 2017, com a 3ª Menção Honrosa no Food & Nutrition Awards, na categoria de Produto Inovação!

Podem adquirir estes chocolates (têm 7 sabores disponíveis) na loja online da Casa do Bosque ou encontrar os pontos de venda mais próximos da vossa localidade.

 

Vamos à receita?

 

IMG_1559.JPG

IMG_1575.JPG

 

Receita

faz 12 unidades

Tempo de preparação: 25 min

Tempo de confeção: 20min

 

Ingredientes

Cupcakes

1,5 chávenas de farinha de espelta

½ colher de chá de bicarbonato de sódio

½ colher de chá de fermento em pó

1 pitada de sal marinho integral

1/3 chávena de óleo de coco derretido

1 chávena de bebida vegetal sem açúcar

¾ chávena de açúcar de coco

¼ chávena de sumo de limão, espremido na hora

1,5 colheres de sopa de sementes de papoila

Casca de 1 limão pequeno, ralada

 

Cobertura

120gr Chocolate Cru de Alfarroba & Limão

1/3 chávena de natas vegetais

 

Toppings

Raspa de limão

Raspa de Chocolate Cru de Alfarroba & Limão

 

Preparação

Pré-aqueça o forno a 180º.

Numa taça, junte todos os ingredientes secos (farinha de espelta, açúcar de coco, fermento, bicarbonato, sal, sementes de papoila. Misture.

Adicione o óleo de coco derretido, a bebida vegetal, o sumo de limão e a raspa de limão. Incorpore, com uma vara de arames, sem mexer demasiado, até obter uma textura homogénea.

Distribua a massa num tabuleiro de cupcakes antiaderente. Leve ao forno por 30 minutos ou até um palito sair limpo. Deixe arrefecer e desenforme.

Para preparar a cobertura, parta o chocolate em pedaços e derreta-os em banho-maria, mexendo com uma colher até obter uma textura homogénea. Aqueça previamente as natas e adicione ao chocolate derretido. Misture bem, com uma vara de arames pequena, até obter um creme brilhante e aveludado. Se necessário, adicione um pouco mais de natas vegetais (aquecidas) até obter a consistência desejada.

Com a ajuda de um saco de pasteleiro, coloque a cobertura, ainda quente para não solidificar demasiado, no topo dos cupcakes. Deixe secar totalmente e finalize com as raspas de limão e com as raspas de Chocolate Cru de Alfarroba & Limão.

 

Nota 1: para esta receita, escolhi o chocolate de Alfarroba & Limão, um dos meus sabores preferidos desta marca! Contudo, o resultado final ficará igualmente saboroso com qualquer um dos outros sabores: Alfarroba; Figo & Tomilho; Amora branca; Avelã & Cânhamo; Amêndoa & Funcho ou Noz & Uva. 

 

Experimentem e partilhem comigo o resultado! Tenho a certeza de que vão ficar divinais! :)

 

Até breve!

 

IMG_1413.JPG

1 comentário

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.