Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Cozinha Verde

A Cozinha Verde, da autoria de Filipa Range, tem como principal missão inspirar para a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis e sustentáveis, através da cozinha vegan.

Qua | 21.05.14

Tarte de Mousse de Cacau e Abacate


(O post de hoje é dedicado a todos os gulosos edevoradores de coisas doces)

 
A temática dos doces, bolos e afins foi aquela que mais mepreocupou quando mudei a minha alimentação. Eliminar todos os ingredientes deorigem animal do meu prato, significava abdicar de todas aquelas coisas boas ecom ótimo aspeto que antigamente devorava como se não houvesse amanhã. Nuncamais iria comer um bolo de aniversário ou uma mousse de chocolate. Ou qualquerdoce em geral. Felizmente, esta ideia durou apenas umas horas, o temponecessário para pesquisar alternativas 100% vegetais para colmatar o meu desejoconstante por coisas doces.
 
Pelo caminho, aconteceram duas coisas:
 
Primeiro, descobri que se fazem bolos e doces maravilhosos,sem ovos, ou quaisquer ingredientes de origem animal. Encontrei as natasvegetais, os queijos vegetais, os leites vegetais, as “manteigas” vegetais, asgelatinas vegetais. Aprendi técnicas para substituir os ovos na pastelaria.Enfim, descobri (e testei) que é possível recriar qualquer bolo ou doce quequeiramos, com alternativas vegetais que são tão ou mais saborosas.
 
Segundo, descobri que se fazem bolos e doces maravilhosos,sem ovos, ou quaisquer ingredientes de origem animal, e com o bónus de seremsaudáveis, sem açúcar, farinhas ou outros ingredientes que prejudiquem a nossasaúde.
 
É verdade que o açúcar não refinado é vegan, assim como as farinhas. Mas também é verdade que não nosfazem bem, e que devem ser evitados na maior parte das vezes. E assim começou,aos poucos, a minha aventura pelo mundo da doçaria saudável.
 
Descobri que era viciada em açúcar (está provado que oaçúcar vicia, tal como o tabaco ou o álcool), e que quanto mais açúcar entravano meu organismo, mais tinha vontade de comer. Fui descobrindo que grande partedos produtos que compramos processados tem açúcar adicionado, por exemplo.
 
Aos poucos, com a mudança de alimentação, e ao incluir muitafruta e vegetais no meu prato, comecei a sentir-me mais saciada às refeições.Comecei  assim a largar o açúcar aospoucos. Cortei os refrigerantes. Comecei a comprar cada vez menos produtosprocessados. E a comer doces (com açúcar), cada vez com menos frequência.
 
Se me apetecia algo doce, ia comer umas tâmaras, uma bananaou um prato de morangos. Naturalmente, o meu corpo deixou de pedir tantoaçúcar. E descobri assim o prazer de comer doces, sem culpas.
Comecei a pesquisar mais e mais sobre sobremesas saudáveis,que fossem deliciosas e bonitas, mas também saciantes e nutritivas. Descobrientão as trufas de frutos secos, as mousses de cacau, as barritas de aveia,entre tantas outras coisas.
 
Esta Tarte de Moussede Cacau e Abacate é um bom exemplo dessas sobremesas boas que nos fazemsentir bem, por dentro e por fora. Não tem açúcar. Não tem farinhas. Não temglúten. Mas tem cor, textura e sabor. Tem fibras, vitaminas, proteínas, ferro,cálcio, potássio, antioxidantes. E tem vida.

 

 
 
Tarte de Mousse de Cacau e Abacate 
Sem açúcar, sem glúten, crudívora
Rende aproximadamente 8fatias
Tempo de preparação:15 minutos

 
Ingredientes
-Base
1 chávena (cup) de Cajus neutros, sem sal, demolhados nanoite anterior
1 chávena (cup) de Tâmaras, descaroçadas e demolhadas pelomenos 10 minutos antes
1 mão cheia de Flocos de Côco
1 mão cheia de mistura de Sementes (Chia, Sésamo e Papoila)
½ mão cheia de Arandos Vermelhos, secos

-Recheio
2 Abacates pequenos, maduros
1 Banana, madura
4 colheres de sopa de Cacau Cru em pó
3 colheres de sopa de Geleia de Agave
1 colher de sopa de Óleo de Côco
Leite de Amêndoas, a gosto, para ajustar a consistência
 
-Cobertura/finalização
Flocos de Côco, a gosto
Pepitas de Cacau Crau
 


Preparação:
 
Base
Triture os cajus num processador de alimentos/picadora.
Junte as tâmaras, os flocos de côco, as sementes e osarandos vermelhos e triture novamente, até todos os ingredientes estarem bemenvolvidos e formarem uma massa moldável.
 
Recheio
Aqueça uns segundos o óleo de côco até este derreter quasecompletamente.
Num processador de alimentos/picadora, junte os abacates e abanana cortados em pedaços, o cacau cru em pó, a geleia de agave e o óleo decôco e triture tudo muito bem, até todos os ingredientes estarem bem envolvidose obter a consistência desejada de mousse.
Se necessário, acrescente um pouco de leite de amêndoas paraajustar a consistência.
 
Finalização
Numa tarteira pequena (cerca de 20 cm), deite a massa epressione com as mãos, de forma a que esta se adapte à sua largura e fique bemdistribuída.
Deite por cima da base a mousse de cacau e abacate (recheio)e distribua uniformemente pela tarteira.
Leve ao frigorífico pelo menos 30 minutos antes de servir,para ganhar firmeza.

 

Na hora de servir a tarte, desenforme-a com cuidado efinalize a cobertura com flocos de coco e pepitas de chocolate cru.

1 comentário

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.