Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Cozinha Verde

A Cozinha Verde, da autoria de Filipa Range, tem como principal missão inspirar para a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis e sustentáveis, através da cozinha vegan.

Sab | 23.12.17

Bombons Ferrero Rocher (sem açúcar)


Bombons Ferrero saudáveis? Sim, é possível! 

Como o prometido é devido, trago-vos hoje a receita dos tão pedidos bombons Ferrero Rocher, ainda a tempo de os fazerem para o Natal! 

 
Esta receita fez parte das duas edições do workshop Doces de Natal saudáveis, e foi um verdadeiro caso de sucesso!  É a minha prendinha de Natal para todos vocês! Espero que gostem!
 
Sem mais demoras, vamos então à receita:
 
 
 
Ingredientes
 
Faz aproximadamente 30 unidades
Tempo de preparação: 30 minutos
 
2 cups avelãs, tostadas e peladas
30 avelãs inteiras, tostadas e peladas
1/2 cup cacau cru em pó
1 colher de chá de baunilha bourbon (em pó)
Uma pitada de sal marinho integral
1/2 cup de xarope de ácer
 
1 tablete de chocolate 70%, derretido
Avelãs grosseiramente picadas, q.b.
 
 
Preparação
 
Toste as avelãs no forno ou numa frigideira anti-aderente (sem adicionar gordura) até a pele começar a soltar-se. Mexa ocasionalmente para não queimar. Com a ajuda de um pano, pele as avelãs. Reserve aproximadamente 30 avelãs inteiras.
 
Adicione as restantes avelãs, já tostadas e peladas, no processador de alimentos/robot de cozinha e triture até obter um creme (manteiga de avelã). Este processo deverá demorar uns 10 minutos, dependendo um pouco da potência do processador utilizado.
 
Dica: Tostar previamente as avelãs vai facilitar na hora de fazer a manteiga de avelã. Os frutos secos são muito ricos em gordura (oleaginosas) e ao tostar ajudamos a libertar uma boa parte dos seus óleos naturais, o que facilita a obtenção da manteiga. Isto é válido para qualquer oleaginosa (fruto seco ou semente).
 
Depois de obter um delicioso e aveludado creme de avelã, adicione no processador/robot de cozinha o cacau em pó, a baunilha, o sal marinho e o xarope de ácer e triture novamente até todos os ingredientes ficarem bem ligados e formarem uma massa maleável. Leve ao frigorífico por 10 ou 20 minutos para a massa solidificar um pouco e ficar mais fácil de trabalhar.
 
Retire do frio. Molde pequenas bolas e coloque uma avelã inteira no centro de cada uma. 
 
Entretanto, derreta o chocolate em banho-maria. Passe as bolinhas uma a uma no chocolate derretido e posteriormente nas avelãs picadas.
 
Deixe os bombons secar numa rede com papel vegetal. Leve ao frigorífico até servir.
 
 
Feliz Natal! 
 
 

2 comentários

Comentar post