Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Cozinha Verde

A Cozinha Verde, da autoria de Filipa Range, tem como principal missão inspirar para a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis e sustentáveis, através da cozinha vegan.

Qui | 12.06.14

Bolo integral de Chocolate, Abacate e Banana


Desta vez aventurei-me a fazer um bolo com abacate. O resultado surpreendeu-me, ficou delicioso! Húmido e macio por dentro, com uma crosta crocante por fora. A ideia foi aproveitar uns abacates e bananas esquecidos na fruteira, já bastante maduros. Achei que a ligação da banana e do abacate seria interessante. Depois acrescentei o cacau cru, para dar "aquele toque" especial e guloso.

Mais uma vez, tentei que o bolo fosse o mais saudável possível, sem farinhas e açúcares refinados.

Já há algum tempo que não trazia nenhuma receita nova para vocês. Não por falta de vontade (que eu por mim passava os dias na cozinha a experimentar receitas), mas a verdade é que o tempo para novas aventuras entre tachos e panelas tem sido praticamente inexistente nas últimas semanas. Entre os preparativos para os workshops da A Cozinha Verde (o primeiro é já na próxima quinta-feira!!), as encomendas, os eventos e mais uns projetos nos quais ando a trabalhar e que em breve vão ficar a conhecer, o pouco tempo que me sobra é dedicado à lide doméstica, ao desporto e à família. Também por este motivo é que decidi fazer um super giveaway na página de facebook, em jeito de agradecimento pelos mais de 6000 seguidores desta cozinha! A todos vocês, muito obrigada!

E agora vamos ao que interessa...

Nota: Ainda estão dois giveaway a decorrer, aqui e aqui.


Bolo integral de Chocolate, Abacate e Banana

Ingredientes
2 Bananas médias, maduras
1 Abacate grande, maduro
2 cups (chávena) de Farinha de Trigo Integral
1 cup (chávena) de açúcar Mascavado (ou açúcar de coco)
1/4 cup (chávena) de óleo de Girassol bio, não refinado e prensado a frio (podem também usar azeite extra virgem bio ou óleo de coco)
1 colher de chá de sumo de Limão, espremido na hora
1 colher de sopa de sementes de Linhaça moídas + 3 colheres de sopa de água
1/4 cup (chávena) de Cacau Cru em pó (usei o da Iswari)
1 colher de chá de Fermento
1 colher de chá de Bicabornato de Sódio
uma pitada de sal marinho



Preparação:

Pré-aquecer o forno a 175º. Forrar uma forma (tipo pão de forma) com papel vegetal.

Numa tigela pequena, juntar as sementes de linhaça moídas e a água, e misturar bem. Aquecer (no microondas ou em banho maria) durante alguns segundos, até obter uma consistência gelatinosa. Reservar.

Num processador de alimentos/batedeira/liquidificadora, bater o abacate e a banana até obter um creme homogéneo. Ao preparado, juntar todos os ingredientes líquidos e incorporar (óleo vegetal, sumo de limão e a mistura de linhaça).

Numa tigela média, juntar a farinha, o açúcar, o fermento, o bicabornato de sódio, o sal e o cacau cru em pó.

Com cuidado, juntar os ingredientes líquidos aos secos e misturar bem com uma vara de arames, até obter uma massa consistente e homogénea.

Transferir a massa para dentro da forma e levar ao forno, 30 a 45 minutos, ou até um palito sair limpo.

Deixar arrefecer 10 a 15 minutos antes de desenformar.

 

15 comentários

Comentar post