Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Cozinha Verde

A Cozinha Verde, da autoria de Filipa Range, tem como principal missão inspirar para a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis e sustentáveis, através da cozinha vegan.

Seg | 10.03.14

Bolinhos de falafel no forno (sem glúten)

IMG_1259.JPG

 

Tradicionais do Médio Oriente, os Falafel são bolinhos fritos de Grão de Bico com especiarias e ervas aromáticas. Nestes países, são vendidos por todas as ruas da cidade (a chamada street food). São normalmente servidos com pão pita ou molho de tahini.

Existem inúmeras variações desta receita, embora a base seja sempre a mesma: o grão.

O grão de bico é uma das minhas leguminosas favoritas. É rico em proteínas, sais minerais e vitaminas do complexo B. Devido à sua grande quantidade de amido, é usado pelo nosso corpo como fonte de energia. É pobre em gorduras e está isento de colesterol. Contém ainda elevadas quantidades de ácido fólico. Cada 100 gramas do grão, contém 6 gramas de fibras, na sua grande maioria solúveis, ajudando de forma eficaz o nosso corpo a eliminar açúcares, gorduras e mau colesterol. Vários estudos referem também a importância desta leguminosa na prevenção de doenças cardiovasculares. Contém ainda níveis elevados de cálcio, ferro e magnésio.

IMG_1591.JPG

 

Bolinhos de Falafel no forno
sem glúten
Faz 12
Tempo de preparação: 30 minutos


Ingredientes 

2+1/4 chávenas de grão-de-bico cozido 

2 dentes de alho
1 cebola picada grosseiramente
Sumo de 1 limão, espremido na hora
1 mão-cheia de salsa e coentros picados

1/4 de chávena de Sementes de Linhaça moídas

1/4 de chávena de pão ralado sem glúten

1/2 colher de chá de cominhos moídos
1 pitada de sal marinho integral
Pimenta moída na hora, a gosto



Preparação

Num processador, junte duas chávenas de grão-de-bico, o alho, a cebola, o sumo de limão e as ervas aromáticas. Triture tudo até formar uma pasta homogénea. 

Transfira a mistura para uma tigela grande. Adicione as sementes de linhaça moídas, o pão ralado sem glúten, os cominhos, o restante grão-de-bico, sal marinho e pimenta a gosto. Envolva tudo muito bem com as mãos.

Molde pequenas bolas, achatando-as ligeiramente com as pontas dos dedos. Transfira os bolinhos para um tabuleiro com papel vegetal e leve ao forno, pré-aquecido a 180º, durante cerca de 20 minutos (deve virá-los a meio do tempo).

 

Dicas

Estes bolinhos podem ser congelados para que tenha uma refeição rápida e deliciosa sempre à mão.

Sirva os bolinhos num lanche ou numa festa, em formato finger food, com uma Guacamole como topping. Em alternativa, sirva como entrada ou prato principal de uma refeição, acompanhados com uma salada crua variada ou legumes cozidos a vapor.

11 comentários

Comentar post